Variedades

Lobinhos e Escoteiros são as estrelas de exposição que retrata o escotismo em Cascavel

Lobinhos e Escoteiros são as estrelas de exposição que retrata o escotismo em Cascavel

“Sempre Alerta” o tema da exposição não poderia ser mais especifico. Unidas essas duas palavrinhas demonstram o espírito do escoteiro de sempre estar pronto para servir a comunidade. A exposição fotográfica mostra bem como são divertidas todas as atividades escoteiras que acontecem todos os sábados a tarde nos trës grupos da cidade: O Cascavel, com sede no zoológico e 41 anos de fundação; O Aldeia Verde, com sede no Colégio Marista e com 10 anos de fundação e o Ordem de Lis que tem pouco mais de 1 ano de fundação e têm sede no Seminário São José em Cascavel

A exposição de fotografias foi uma iniciativa do GE caçulinha da cidade, Ordem de Lis trabalho coordenado pela Diretora de Comunicação, a Jornalista Cristiane Guimarães, o Grupo conta com pouco mais de 70 membros. Para a Diretora Presidente, Chefe Hivonete Piccoli, a exposicão retrata os momentos de alegria, aprendizado interação das crianças, adolescentes e adultos. “As fotos são realmente flagrantes de momentos de descontração, aventuras e grandes conquistas durante as atividades escoteiras. Nossos fotógrafo tem o poder de criar memórias afetivas para vida, eternizam instantes do tempo que retratam o amor da entrega, renúncia e compromisso que todos nós temos com o Movimento Escoteiro independente de idade, ramo ou função. Ao apreciar as fotos podemos praticamente sentir a mesma emoção dos jovens que viveram esses momentos. O escotismo é um movimento transformador e o que faz esse trabalho, que é voluntário, valer a pena, é acompanhar o desenvolvimento de cada criança, ver elas se tornarem pessoas boas, honestas e comprometidas com Deus, com a família, com o próximo e com a nossa Pátria”, reforça a presidente do GE.

O Chefe Fernando Quesada é o fotógrafo do Grupo Escoteiro Cascavel. Em registros fotográficos ele é o campeão. São mais de 130 mil fotos em 15 anos de voluntariado no movimento escoteiro. Para ele registrar esses flagrantes é o mesmo que contar histórias. “A gente acompanha o crescimento de cada criança desde a chegada ao grupo escoteiro até a conquista de progressões. Tive a oportunidade de fazer lindas fotos de lobinhos que subiram para tropa, sênior, pioneiro e hoje são chefes e ajudam a perpetuar esse movimento que é tão bonito e importante para a construção de um mundo melhor. Os jovens aprendem sobre companheirismo, espírito de liderança e definir metas que são as conquistas dentro do movimento”, conta o Chefe Quesada.

As fotos do grupo Aldeia Verde são de autoria do Chefe Gustavo Nakayama. Ele começou no movimento escoteiro como pai de apoio nas atividades. Logo se encantou e viu no grupo a chance de eternizar os momentos felizes. “O mais importante é registrar as emoções e a realização dos jovens, contribuindo para eles reforçarem o quanto são potentes, ter um recurso para a família interagir, um motivo a mais para eles confiarem na construção da sua história. O momento onde eles encontram, ultrapassam e se orgulham de quem são através das atividades, da convivência com os amigos e a vivência com a natureza. Conhecimento que Baden Powell, criador do método escoteiro, passou para o mundo e formou essa comunidade tão forte, mundial que vem atualizando e mantendo esse movimento de jovens com tantas opções dispersivas e sedutoras que temos por ai”, conclui o Chefe.

No Ordem de Lis o convite para o jornalista André Garcia se tornar Chefe escoteiro também veio depois de participar de atividades como pai de apoio. “Comecei ajudando nos acampamentos e fiquei muito impressionado com o método escoteiro. Tudo é muito bem pensado e planejado para engajar e encantar as crianças nas atividades. Cada ação traz um fundo de reflexão e aprendizado. E eu comecei a registrar em fotos esses momentos tão legais, até ser convidado para me preparar para ser Chefe Escoteiro. É uma caminhada que exige atenção, dedicação, estudo, mas que vale muito a pena e prova disso são essas belas fotos que eu eu meus irmãos de lenço, Chefe Quesada e Chefe Gustavo, tivemos a honra de eternizar”, Finaliza o Chefe Garcia.

Se você deseja sentir um pouquinho dessa emoção venha conferir a exposição Sempre Alerta: O Movimento Escoteiro em Cascavel. As fotos estão na galeria do terceiro piso da Prefeitura Municipal de Cascavel até dia 24 de Junho. O horário de visitação é das 8h às 17h.

Crédito: Divulgação