Falta pouco para o IV Nipofest Cultural. O evento, organizado pela Acec (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel) e que conta com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, será realizado nos dias 10 e 11, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, com entrada franca, das 9h às 22h.
Na programação, estão apresentações de karaokê, shows de Taiko, demonstrações de artes marciais, além de oficinas gratuitas de origami, kirigami, pipas japonesas, shodô, ikebana, bonsai e outra artes e técnicas da terra do sol nascente. Durante o evento, também haverá desfile de Cosplay, apresentações de dança como Bon Odori e Matsuri Dance, além de várias opções gastronômicas desde as mais típicas como sushi, yakisoba, udon e tempurá até as mais regionais como tapioca, espetinho, pastel e hamburger.
O evento deste ano conta, ainda, com um apelo ainda mais especial, visto que receberá o show de homenagem aos 110 anos de Imigração de Japoneses no Brasil e, também, o 39ª Festival Paranaense de Bon Odori. “Além dessas comemorações, também teremos uma menção especial aos 50 anos da Associação Cultural e Esportiva e 67 anos de Cascavel. É uma forma de nós valorizarmos a cidade que acolhe e abraça a nossa cultura com tanto carinho”, destaca o coordenador do Nipofest, Adriano Hoshi. Por este motivo, a edição terá uma espécie de exposição com fotos, objetos, livros e quadros que contam a história dos japoneses no Brasil e em Cascavel. “É uma exposição simples, mas que pretende aproximar os visitantes da nossa tradição”, ressalta.
DIRETAMENTE DO JAPÃO
Além da presença do Consul Geral do Japão, Hajime Kimura, o evento também trará artistas diretamente do Japão. No sábado, às 18h30, por exemplo, haverá um show de taiko profissional com dois tocadores japoneses: Sakamoto e Maeda. Os artistas chegarão em Cascavel com antecedência e também farão algumas atividades de integração com os tocadores de taiko do grupo Zenshindaiko, mantido pela Acec.
O EVENTO
O Nipofest é considerado o maior evento cultural e gastronômico de Cascavel e, também, a maior festa da colônia nipo-brasileira do Oeste paranaense. Organizado pelos associados da Acec (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel), o evento tem como objetivo aproximar paranaenses da tradição japonesa e, assim, divulgar a cultura para as próximas gerações.