Variedades

Escoteiros arrecadam 10 toneladas de alimentos nos Jogos da Fraternidade

Escoteiros arrecadam 10 toneladas de alimentos nos Jogos da Fraternidade

O fim de semana foi de muita diversão e caridade em Toledo, no oeste do Estado. A cidade sediou um dos eventos mais importantes dos escoteiros do país, os Jogos da Fraternidade. O encontro reuniu 750 crianças, adolescentes e jovens de 10 grupos escoteiros filiados a União dos Escoteiros do Brasil Regional Paraná(Ueb Pr).

Lobinhos e escoteiros viveram um dia de muita emoção e diversão. Os jovens conhecidos mundialmente por estarem Sempre Alerta, participaram não apenas dos jogos recreativos, mas, também cumpriram um desafio maior, arrecadar alimentos para famílias em vulnerabilidade social. E os escoteiros arrasaram. Foram arrecadadas 10 toneladas de alimentos.

O presidente do UEB-PR Rosano Ouriques participou do evento e disse que os Jogos da Fraternidade foi um grande sucesso não só no oeste, mas em todo Estado. “A regional oeste superou todas as expectativas em arrecadação e interação entre os escoteiros. Nosso objetivo é servir a comunidade e também promover novas amizades e experiências positivas aos nossos escoteiros. Em Curitiba mais de 4500 jovens estiveram reunidos e todos fizeram mais de 10 novas amizades. Foi um evento lindo e carregado de boas energias”, finaliza o presidente.

O diretor da Ueb Pr Regional Oeste, Chefe Ademir Ribeiro, afirma que a ação mostra o engajamento de todos os grupos prova o quanto o Movimento Escoteiro é transformador. “É maravilhoso acompanhar o desenvolvimento dos nossos jovens e perceber que eles farão a diferença para melhor no mundo”, afirma.

E como o próprio nome diz, o evento foi também uma competição saudável entres os escoteiros dos diferentes grupos. Na arrecadação O GE Ordem de Lis, o caçula da regional oeste com 1 ano de fundação, conquistou o primeiro lugar com 3.5 toneladas de alimentos e 7 mil fraldas descartáveis. Para a presidente do grupo que tem cerca de 70 membros, foram vários dias de muito trabalho. “O que isso simboliza para nós é o que o Amor é capaz de fazer. Embora sendo o menor grupo escoteiro da região, decidimos que iríamos participar dos Jogos da Fraternidade pelo o que significa ser escoteiros. E sem dúvidas nossos jovens, nossos lobinhos, chefes e pais não mediram esforços, encararam as dificuldades e o cansaço durante a campanha e sim, nós conseguimos. Estamos falando em mais de 3,5 toneladas de alimentos e 7 mil fraldas e nossa felicidade é imensa em fazer diferença e quem ganha com tudo isso é comunidade através das famílias que serão alcançadas pelos donativos arrecadados”, ressalta a Chefe Hivonete Piccoli.

Essa não foi a única conquista do grupo. Os jovens escoteiros venceram a maioria dos jogos e desafios que aconteceram no Centro de Eventos de Toledo. 11 bases com brincadeiras desafiadoras foram montadas. Os participantes foram divididos em patrulhas e disputavam com os grupos adversários. A cada vitória todos os integrantes da patrulha recebiam 1 moeda. No final, as moedas conquistadas por todas as patrulhas de cada grupo escoteiro foram somadas e divididas pelo número de integrantes do GE.
A regra tornou a competição justa e com as mesmas chances de vitória para todos os grupos participantes, do pequeno ao grande. Foi com base nessa regra que esse ano o campeão tambem foi o Grupo Escoteiro Ordem de Lis que voltou para casa com os dois troféus da Fraternidade.

“Voltar para a casa com duas vitórias é indescritível. Apesar de sermos em menor número de membros e competimos com grupos 3 vezes maiores, nossos jovens mostraram que dedicação, esforço, planejamento e foco nos levam a grandes conquistas. A responsabilidade aumentou para a edição de 2024, mas Deus nunca impõe limites aos nossos sonhos”, disse o chefe Will Piccoli, diretor de Métodos do grupo Ordem de Lis. O segundo lugar nos Jogos da Fraternidade foi para o Grupo Cascavel, com sede no zoológico da cidade e o terceiro lugar foi conquistado pelo Grupo Aldeia Verde, sediado no Marista.

O evento foi organizado esse ano pelo grupo escoteiro Cordeiro Leão, de Toledo. “Foi 1 ano inteiro de planejamento, desenhando atividades e mais de 3 meses dedicados a execução do projeto. Quando montamos as bases e vimos tudo pronto tivemos certeza que seria muito divertido para as nossas crianças e realmente foi lindo ver a felicidade e os sorrisos dos nossos escoteiros”, disse o presidente do Ge Osman Baena.

A organização da próxima edição do Jogos da Fraternidade em 2024 será agora responsabilidade do grupo escoteiro Caburé de Medianeira.

Crédito: Divulgação