As aulas de arte já despertam o interesse dos alunos por se tratar de algo que foge ao tradicional. Quando a professora investe em um trabalho diferenciado, fica claro que os alunos acabam se apaixonando ainda mais por este aprendizado. No Colégio Santa Maria a prioridade é que o estudo da arte, assim como das demais disciplinas, se aproxime o máximo possível da realidade dos alunos, fazendo com que se sintam parte do conteúdo. A professora Sabana Constantino tem realizado projetos e atividades que levam seus alunos à reflexão diante da arte. Mas não fica somente na observação e reflexão, os alunos são inseridos no contexto do conteúdo estudado.
O conteúdo da vez na disciplina de arte, do 1º ano do ensino médio foi o renascimento. Este foi um movimento artístico iniciado na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. No final de 1400, tinha se espalhado por toda a Itália. Nessa mesma época, começou a difundir-se pelo resto da Europa, iniciando uma completa revolução artística, cujos efeitos perdurariam, com constantes acontecimentos, durante séculos, até quase o limiar da nossa época.
Foi um movimento complexo e variado que estabeleceu princípios, métodos e, sobretudo, formas originais e típicas, mas comuns. Tais formas provem de duas principais fontes: a reutilização das formas características da arte clássica – grega e romana. E a aplicação de uma nova descoberta técnica: a perspectiva.
Talvez nenhuma época artística tenha sido igualmente rica e tão talentosa com grandes pintores como o Renascimento. Suas principais características foram: perspectiva, uso do claro-escuro, realismo, início do uso da tela e da tinta a óleo, surgimento de artistas com um estilo pessoal, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.
O trabalho dos alunos do 1º ano foi se transformar em telas vivas, imitando as poses e características de pinturas renascentistas. Como dizem que a vida imita a arte, não poderia ter sido mais perfeito. Os alunos entraram no clima e se caracterizaram de acordo com a obra que escolheram para representar. Eles ficaram tão parecidos com os personagens que daria para confundi-los. Vestidos como as pinturas, eles fizeram fotos comparando-se as obras. Em alguns casos até a família teve que entrar na dança, ou seja, na obra de arte; e também fizeram sua parte na interpretação. No caso de algumas obras bastante conhecidas, o resultado foi algo até engraçado, pois nem mesmo os alunos e a professora poderiam esperar esses resultados.