Saúde

Uopeccan: Mamografias são gratuitas e o diagnóstico precoce faz toda diferença

Segundo o médico cancerologista cirúrgico, Daniel Castro, “quando se detecta o câncer em estágios menos avançados, tem uma chance de cura de até 95%"

Uopeccan: Mamografias são gratuitas e o diagnóstico  precoce faz toda diferença

 

 

Cascavel – O câncer de mama ainda é a principal causa de morte de mulheres no Brasil, principalmente na região Sul do país onde a taxa de mortalidade é de 15,08 óbitos a cada mil 100 mil mulheres. A principal forma de diagnosticar precocemente é por meio da mamografia, oferecido gratuitamente no Hospital Uopeccan de Cascavel, por meio do SUS.

Segundo o médico cancerologista cirúrgico, Daniel Castro, “quando se detecta o câncer em estágios menos avançados, tem uma chance de cura de até 95%. Quanto antes detectar, melhor. Trata com mais facilidade, faz menos mutilação nos pacientes e a chance de sobrevida e cura é maior também”.

Além disso, é importante uma vez por mês a mulher fazer o autoexame em frente ao espelho, depois do banho. “O ideal é em períodos após da menstruação, 1 ou 2 semanas depois, para não confundir, porque na época da menstruação você tem um aumento do volume mamário por retenção de liquido, por conta dos hormônios que a paciente produz”, disse o médico.

A Uopeccan possui capacidade para realizar 30 exames de mamografia por período, considerando que utiliza dois mamógrafos. Um dos equipamentos é digital, o que permite a realização do exame com maior rapidez e precisão. Quando a mulher realiza o exame e a técnica responsável identifica uma mancha, sinal ou algo incomum, há o diálogo com o médico e, caso haja necessidade, o exame é feito novamente.

Para realizar o exame, existem alguns critérios: mulheres a partir dos 40 anos, que tenham sintomas, como caroço, inchaço, secreção papilar, nódulo axilar, e com história familiar, devem realizar o exame e isso deve ser feito uma vez por ano.

O exame de mama pode ser agendado pelo por portal www.uopeccan.org.br https://agendamentomamografia.uopeccan.org.br/ ou pelos telefones (45) 2101-7000, (45) 2101-7015 para Cascavel.