Política

Secretários com Alckmin

Secretários com Alckmin

Os sete secretários de Agricultura do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) tiveram uma reunião ontem (19), em Brasília, com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Eles conversaram sobre vários temas que envolvem a agropecuária, entre eles o risco que significa a gripe aviária para o País – são mais de 60 casos confirmados, a imensa maioria em aves silvestres. O Cosud reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Agenda qualificada

O secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, avaliou o encontro como positivo. “Reputamos como uma agenda muito boa, qualificada e um bom entendimento por parte do presidente”, disse Ortigara. Segundo ele, as discussões serão reforçadas nos próximos dias, com vistas a ajudar o Brasil a enfrentar os desafios que se colocam na agropecuária. “É o ganha-pão do Brasil, o nosso principal negócio, por isso temos que defendê-lo”, justificou.

 

Na África

O presidente Lula (PT) disse que pretende ampliar relações com países africanos e abrir embaixadas em lugares em que o Brasil ainda não tem. Lula declarou ter a intenção de se reunir com autoridades do continente para definir “em que o Brasil pode ajudar”. Lula está em Cabo Verde, onde encontrou com o presidente José Maria Neves. Esta é a 1ª viagem de Lula à África desde o início do governo.

 

CPMI 8 de Janeiro

A CPMI dos atos de 8 de janeiro afirmou ao Supremo Tribunal Federal que há indícios de que o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques teria participado “fatos preparatórios” aos atos. Além disso, a comissão disse que cogitou prender Vasques por falso de testemunho. A afirmação foi feita pela advocacia do Senado ao defender posicionamento da comissão pela quebra o sigilo telefônico e bancário de Vasques.

 

Violência nas escolas

A deputada federal paranaense Luísa Canziani (PSD) será a relatora do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados criado para analisar e debater mecanismos e políticas de combate à violência nas escolas. O GT é formado por 12 deputados e tem 90 dias para concluir os trabalhos, que podem ser prorrogados por mais 90.

 

Ex-deputado preso

O Ministério Público do Paraná, por meio do Gepatria e Gaeco, cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-deputado federal Boca Aberta, investigado por possível prática de “rachadinha”. Durante a ação, o investigado foi preso em flagrante por posse ilícita de arma de fogo.

 

Praças de pedágio

O abandono das praças de pedágio desativadas no Paraná foi alvo de críticas por parte de deputados na Assembleia Legislativa do Paraná. A situação já foi alvo de questionamento na justiça, contudo, segundo os parlamentares, o DNIT, órgão responsável pela manutenção não estaria cumprindo as determinações para a realização de conservação das praças.

 

Economia Circular

A deputada Maria Victoria (PP) defende a instituição no Paraná de uma política estadual de economia circular para aumentar a eficiência do uso dos recursos naturais, estimular a reciclagem e proteger o meio ambiente. A parlamentar protocolou o projeto de lei 278/2023 para debater o tema na Assembleia Legislativa do Paraná.

 

Governador em Medianeira

O governador em exercício Darci Piana inaugura nesta quinta-feira (20) a Unidade Avançada do Complexo Hospitalar Uopeccan em Medianeira. A unidade funcionará integrada à Uopeccan de Cascavel. A Secretaria de Estado da Saúde vai investir cerca de R$ 400 mil por mês no local para viabilizar atendimentos do SUS.