Brasília – O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) esteve sexta-feira, em Brasília, e participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e os governadores das 27 Unidades Federativas. A reunião teve o objetivo de definir as prioridades dos Estados para os próximos anos.
Essa foi à terceira visita de Ratinho Junior a Brasília nesse ano. Nas outras oportunidades, Ratinho participou de um encontro entre os 27 governadores e o presidente, após os atos de vandalismo registrados no dia 8 de janeiro. Em outra oportunidade, Ratinho esteve no Ministério dos Transportes para discutir com o ministro Renan Filho a nova concessão das rodovias do Paraná.
Durante o encontro, Ratinho Junior entregou quatro ofícios ao governo Federal com demandas estaduais nas áreas de infraestrutura e economia. Ele também participou das discussões do Fórum de Governadores.
O primeiro ofício trata da necessidade de ampliar os investimentos nas rodovias federais que estavam dentro do antigo Anel de Integração até a nova concessão, numa estimativa de cerca de R$ 300 milhões. A responsabilidade pela execução de obras nas estradas federais que cortam o Estado é da União.
O governo do Paraná tem garantido a execução de obras nas rodovias estaduais e, para apoiar os usuários, implementou um serviço de atendimento de emergência (guinchos) em toda a malha da antiga concessão (rodovias federais e estaduais). O investimento do Tesouro do Estado deve ultrapassar R$ 220 milhões neste ano.
Nova Ferroeste
O segundo ofício requer análise especial do governo Federal sobre o projeto da Nova Ferroeste, que está em fase de aprovação do licenciamento ambiental por parte do Ibama. O investimento é uma alternativa que compatibiliza a estruturação de uma rede de infraestrutura respeitando as exigências ambientais deste século.
A Nova Ferroeste é uma aposta do governo do Paraná que propiciará um salto na logística de transporte de mercadorias ao Porto de Paranaguá. A ferrovia vai ligar Maracaju a Paranaguá e terá ainda dois ramais de Cascavel para Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina, num total de 1.567 quilômetros.
O investimento estimado é de R$ 35,8 bilhões. O leilão para executar o empreendimento será realizado na B3. O vencedor vai executar as obras e operar a malha ferroviária por 99 anos.
Tratado de Itaipu
Outro ofício tem relação com os anseios do Estado e dos prefeitos do Paraná em relação à renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu (que trata da comercialização da energia produzida pela usina) e à quitação da dívida contraída para a construção da hidrelétrica brasileira e paraguaia, que acontecerão este ano e podem resultar na aplicação de novos recursos para o desenvolvimento da infraestrutura do Estado.
Por fim, o último pedido trata de possibilidades de investimentos na Região Sul a partir de quatro tópicos: infraestrutura, com objetivo de recuperar municípios com baixo IDH; energia verde, aproveitando o potencial eólico, solar e de biomassa da região; irrigação, uma vez que a estiagem severa prejudicou inúmeras lavouras e acarretou perdas estimadas em R$ 76 bilhões; e fomento ao desenvolvimento de áreas limítrofes com Argentina, Paraguai e Uruguai, a fim de estabelecer uma infraestrutura comum.
Para isso, requer a criação do Fundo Constitucional do Sul, como medida dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), assim como outras regiões possuem (Nordeste, Norte e Centro-Oeste), equilibrando desigualdades econômicas e sociais que também impactam a região.