Política

Primeiro fim de semana de Convenções lança dois nomes ao governo do Paraná

Nas convenções, os partidos e as federações devem definir os cargos a que irão concorrer, os candidatos para cada cargo e se o partido concorrerá coligado ou não

PALÁCIO IGUAÇU.
Curitiba, 17-10-19.
Foto: Arnaldo Alves / AEN.
PALÁCIO IGUAÇU. Curitiba, 17-10-19. Foto: Arnaldo Alves / AEN.

Curitiba – O prazo para que os partidos políticos e as federações promovam convenções para a escolha dos candidatos que irão concorrer ao pleito de outubro iniciou na semana passada (20) e termina no dia 5 de agosto. O primeiro fim de semana das Convenções Partidárias finalizou com um saldo de dois novos nomes concorrendo ao Palácio Iguaçu, uma extensa lista de pré-candidatos a deputados estaduais e federais, apoio ao governador Ratinho Junior e acordos indefinidos.

Nas convenções, os partidos e as federações devem definir os cargos a que irão concorrer, os candidatos para cada cargo e se o partido concorrerá coligado ou não. Ainda no sábado pela manhã a federação formada do PT, PCdoB e PV escolheu o ex-senador Roberto Requião como candidato ao governo do Paraná e o ex-diretor da Itaipu, Jorge Samek, como vice. Também foram homologadas as pré-candidaturas para deputado estadual e federal. A vaga para o Senado Federal da federação ainda não recebeu indicação, devendo ficar aberta até o fim do prazo legal para registro das candidaturas.

Também no sábado, o partido Democracia Cristã (DC) escolheu o empresário, consultor e professor Joni Silva Correia Junior como candidato ao Governo do Paraná. A escolha do candidato à vice ainda está aberta. Durante a semana a lista deve aumentar, ao passo que os partido realizarem as suas convenções.

Sem candidato

Durante o fim de semana outros partidos também realizaram suas convenções, contudo, a maioria não lançou candidatura própria para concorrer ao Palácio Iguaçu. O Progressistas do Paraná se reuniu no sábado em Londrina e oficializou o apoio à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) e lançou a candidatura de Guto Silva ao Senado.

Durante a convenção estadual do Partido Novo do Paraná, a sigla não lançou nenhum candidato ao governo do Estado e nem ao Senado, além disso, não declarou apoio a nenhum candidato e não irá coligar.

Outro partido que realizou convenção durante o sábado foi o Partido Socialista Brasileiro (PSB) que também não lançou pelo partido candidatos ao Senado e ao Governo Estadual. A expectativa é de que o PSB apoie a Federação Brasil Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, mas a informação não foi confirmada até o momento.

O MDB deu o pontapé da semana nas convenções partidárias ontem (25), porém, até o fechamento desta matéria não tinha homologando a candidatura de Orlando Pessuti ao Senado Federal, nem oficializado o apoio à reeleição de Ratinho Junior.

 

Deputados

Enquanto a lista de candidatos para concorrer ao governo do Estado e a cadeira do Senador Federal é pequena, as listas de candidatos a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados já contam com mais de 100 nomes. Após a convenção, os candidatos têm até o dia 15 de agosto para fazer o registro na Justiça Eleitoral.

O Partido Novo deverá homologar 28 candidaturas à Câmara dos Deputados e 15 para a Alep. O PSB divulgou 36 nomes como candidatos a deputados estaduais e 24 como deputados federais. A convenção do Progressistas homologou 86 candidatos que concorrerão aos cargos de deputado federal e deputado estadual, sendo 31 e 55 nomes respectivamente.

Os diretórios estaduais das legendas que formam a Federação Paraná da Esperança (PT, PCdoB e PV) definiram os nomes em disputa para Assembleia Legislativa, com 55 candidaturas, e Câmara dos Deputados, com 31 candidaturas. O DC não oficializou a quantidade de candidatos a deputados estaduais e federais pelo partido.

Ainda na semana passada o PSDB realizou a convenção, contudo, não divulgou a lista, porém, informou que pretende homologar 55 candidaturas entre deputado federal e estadual.

Oeste já tem mais de 15 pré-candidatos

Da vasta lista das pré-candidaturas aprovadas em convenções, a região oeste do Paraná já conta com pelo menos 15 nomes. A Federação PSDB e Cidadania lançou Alan Medeiros (Cidadania), Mário de Sá (PSDB) e Beto Ignácio (PSDB), candidatos a deputado estadual, os dois primeiros por Cascavel e o último por Toledo.

A Federação formada pelo PT, PV e PCdoB lançou professor Paulo Porto e Professor Lemos como candidatos a deputado Estadual de Cascavel e Elton Carlos Welter candidato a deputado Federal por Toledo.

O PSB lançou o nome do vereador Cascavelense, Cidão da Telepar para candidato a deputado Estadual. O partido Novo lançou os cascavelenses Henrique Mecabô e Jairo Eduardo candidato a deputado federal e Dirceu Soligo para a Alep. O Democracia Cristã lançou o nome do deputado estadual Coronel Lee para concorrer a Câmara Federal e do empresário Saulo da Uopeccan para deputado estadual.

Já o Progressistas homologou o nome de Evandro Roman (Cascavel), Dilceu Sperafico (Toledo) e Protetora Carol (Foz do Iguaçu) a Câmara Federal e para deputado Estadual os nomes de Jorge Bocasanta, Paulo Janke e Gustavo Ferlin (Cascavel), Matheus Vermelho (Foz do Iguaçu).

O MDB tem na lista nomes de peso como o já deputado federal Hermes Frangão Parcianello e o apresentador Batatinha, para estadual.