Política

Informe da redação: Luto oficial, Hospitais de campanha e tarifa social

Informe da redação: Luto oficial, Hospitais de campanha e tarifa social

Luto oficial

O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias no Estado em razão da morte do ex-ministro e ex-deputado federal Euclides Scalco. Ele faleceu na madrugada dessa terça (16), aos 88 anos, após um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Também foi diagnosticado com covid-19. O ex-ministro deixa a esposa, Terezinha, e seus dois filhos e duas filhas. “Euclides Scalco foi uma das lideranças políticas mais importantes da história do Paraná. Teve papel decisivo na Assembleia Constituinte e por onde passou deixou um legado de atenção com as demandas da população”, disse o governador.

Hospitais de campanha

Os polêmicos hospitais de campanha viraram pauta nacional. A Procuradoria-Geral da União enviou ontem ofício aos governadores de todos os estados e do Distrito Federal pedindo informações sobre os hospitais de campanha locais. O órgão deu até esta sexta (19) para que os governadores respondam ao ofício com todas as informações solicitadas. A subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo pede informações quantos e quais hospitais de campanha foram construídos em cada estado, quais ainda funcionam e por que os demais foram desativados.

Mistério

Um problema misterioso na conservação de 100 doses de vacinas encaminhadas ao município de Bituruna, no sul do Paraná, levou à inutilização dos imunizantes. Dizem que a vacina chegou e não foi acondicionada nos refrigeradores, ficando dois dias sobre um balcão. O deputado estadual Requião Filho pediu esclarecimentos.

Tarifa Social

A Sanepar prorrogou até 17 de junho o prazo para pagamento das contas da Tarifa Social. Em todo o Estado, a medida beneficia 184 mil famílias. Aquelas inscritas na Tarifa Social pagam R$ 16,35 para água (até 5 metros cúbicos) e esgoto.

Fafen-PR

Um grupo de deputados estaduais do Paraná protocolou um pedido na Assembleia Legislativa para que sejam retomadas as atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), pertencente à Petrobras. Além de gerar quase 400 empregos diretos e 600 indiretos, a Fafen-PR tem capacidade para produzir 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora, o que daria para encher 30 mil cilindros hospitalares de pequeno porte.

Plano de vacinação

​Após validar os dados de levantamento realizado no início deste ano sobre a vacinação contra a covid-19 nas prefeituras paranaenses, o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) concluiu que, de fato, 386 dos 399 municípios – ou 96,7% – elaboraram plano local de imunização. De todas as administrações municipais do Paraná, apenas 12 deixaram de responder à pesquisa até o dia 3 de março.

Na UTI

O ex-deputado federal e ex-diretor de Itaipu Jorge Samek testou positivo para a covid-19 e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “Meu amigo, companheiro de lutas e mestre na arte de fazer política (a boa política), Jorge Samek está lutando contra a covid-19 em um leito de UTI. Seu estado exige cuidados, razão pela qual conclamo para que enviemos as melhores energias buscando seu pronto restabelecimento”, escreveu Joel de Lima, que trabalhou com Samek na Itaipu.