Política

Informe da redação: covid-19 fecha Palácio Iguaçu, Lerner com covid e sem aulas

Covid fecha Palácio Iguaçu

Depois que 17 servidores testaram positivo para a covid-19, o governo do Paraná decidiu interditar o Palácio Iguaçu, sede do Executivo estadual, para a realização de um processo de higienização e desinfecção dos ambientes. O fechamento ocorreu ao meio-dia de ontem e só reabre segunda-feira (15). Seguindo o protocolo sanitário estabelecido pela Secretaria de Saúde, todos os funcionários que atuavam presencialmente foram dispensados e o trabalho será remoto.

 

Lerner com covid

O ex-governador Jaime Lerner está com covid-19, informou o deputado estadual Michele Caputo durante a sessão de ontem da Assembleia Legislativa, e confirmada pela assessoria do parlamentar. “Eu queria reforçar nossos sentimentos de muita força, de recuperação plena de dois políticos paranaenses. Falo do governador Jaime Lerner, que está com covid-19. Ele já tem 83 anos, faz diálise. Fica aí o nosso sentimento, vamos orar, vamos acreditar na medicina, por sua plena recuperação”, disse o deputado. Lerner já tomou as duas doses da vacina.

 

Sem aulas

A APP-Sindicato voltou a ameaçar greve na rede estadual do Paraná. É que o governo prevê o retorno das aulas presenciais na próxima segunda-feira (15). A APP convocou uma entrevista coletiva on-line para esta quinta, com a participação do biólogo Lucas Ferrante, para falar da gravidade de se iniciar as aulas presenciais no estágio atual da pandemia.

 

Agravamento

Pesquisa coordenada por Lucas indica que Curitiba deve registrar 80 mortes diariamente no fim deste mês de março, caso não sejam tomadas medidas para elevar o isolamento social. É o que aponta a Nota Técnica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia sobre a epidemia na capital paranaense.

 

Lula x Bolsonaro

O ex-presidente Lula transformou uma coletiva de imprensa em um comício e não poupou críticas ao atual presidente, Jair Bolsonaro, especialmente na atuação federal na pandemia da covid-19, chamando de “desgoverno”. Apesar de a turma de Lula adotar um discurso de “livre”, o petista continua réu em quatro processos, e até os casos da Lava Jato podem ser retomados.

 

Bolsonaro x Lula

Em resposta, Bolsonaro disse que o petista “agora inicia uma campanha” política e que ele “não tem nada para mostrar de bom”. “Não justifica essa crítica do ex-presidente Lula, que agora inicia uma campanha. Como não tem nada para mostrar de bom, essa é uma regra no PT, a campanha deles é baseada em criticar, mentir e desinformar”, afirmou Bolsonaro.

 

Pedágio de Toledo

Há alguns dias, surgiram comentários de que o Ministério da Infraestrutura teria retirado a praça de pedágio a BR-467 entre Cascavel e Toledo da proposta de concessão em discussão. Na época, o próprio ministério negou a informação. Agora, o deputado estadual Soldado Fruet recebeu, em ofício, a confirmação de que a instalação está mantida.