Presidente em Foz
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprirá agenda em Foz do Iguaçu hoje (16). Lula participa da solenidade de posse do diretor-geral brasileiro de Itaipu, o economista Enio Verri. O evento terá início ás 10h. Além de Lula, o ministro de Minas e Energia também deverá comparecer a posse.
De volta à Câmara
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), deixou o cargo e vai reassumir o mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados. Segundo informações, a decisão tem o objetivo de contribuir para as articulações sobre o novo modelo de concessões das rodovias do Paraná. Quem assume a Seil interinamente é Fernando Furiatti, que já ocupou o cargo no ano passado.
Fundo Estadual da Mulher
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR) durante a sessão de ontem (15). De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei 27/2023 ainda cria o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná. O Fundo tem como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.
Leilão frota
O Governo do Paraná abre na próxima segunda-feira (20) os lances para o leilão de 150 de veículos recuperáveis e 80 de sucatas de automóveis da frota oficial do Estado que não estão sendo utilizados pela administração pública. O leilão é organizado pela Secretaria da Administração e da Previdência e será realizado no site www.nakakogueleiloes.com.br.
Novo diretor
O economista Marcelo Luiz Curado é novo diretor administrativo financeiro da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná). Ele tomou posse após passar por sabatina na Alep. Além de ocupar o cargo de diretor, Curado também fará parte do Conselho Diretor da Agepar, órgão colegiado de caráter deliberativo, assim como os demais diretores da Agência.
Denunciado
O deputado estadual Ricardo Arruda (PL) foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) por suspeita de receber quase meio milhão de reais para influenciar o avanço de pedidos de terceiros junto ao Governo do Paraná e ao Judiciário. A denúncia seria sobre tráfico de influência, associação criminosa e desvio de dinheiro público.
O que diz Arruda?
Ricardo Arruda foi provisoriamente afastado da presidência do PL paranaense e defendeu-se durante sessão na Alep. O parlamentar acusou o MPPR de persegui-lo e disse que está sendo vítima de “uma ala podre, com viés ideológico de esquerda, do MP”. Além disso, Ricardo Arruda afirmou que os supostos crimes foram cometidos por ex-funcionários de seu gabinete durante o primeiro mandato na Alep.
União Progressita
O presidente do PP, Ciro Nogueira, anunciou que foram encerradas as negociações para formalização de uma federação entre o PP e o União Brasil. Ao longo da semana os presidentes do PP e União Brasil tentaram formalizar um acordo, contudo, a ideia não animou tanto os integrantes das siglas e agora as negociações foram encerradas.
Cuidado com o golpe
A Amic-PR registrou um boletim de ocorrência sobre a aplicação de um golpe de “taxa associativa” que vem sendo aplicado em nome da entidade. Segundo informações, empresários têm sido induzidos a pagarem valor a uma empresa de Brasília que se apresenta como uma associação de Cascavel.