Política

Informe da Redação

Cascavel deve retomar obra

O Tribunal de Contas do Paraná recomendou que, dentro de dois meses, a Prefeitura de Cascavel adote as providências necessárias para retomar as obras paralisadas de pavimentação das ruas do Bairro Lago Azul. A medida foi sugerida pela Coordenadoria de Obras Públicas da Corte, após a unidade técnica do órgão de controle realizar auditoria sobre o assunto junto a prefeitura de Cascavel.

 

Não se Cale

A Câmara de Cascavel aprovou durante a sessão ordinária de ontem (6) o Projeto de Lei nº 8/23, que estabelece diretrizes para a criação do “Protocolo Não se Cale Cascavel” para proteger mulheres em situação de risco ou violência sexual em estabelecimentos de lazer. A ideia é que os estabelecimentos possam capacitar seus profissionais e assegurem que o atendimento a vítima seja realizado em conexão com a rede de proteção às mulheres e que a autoridade policial seja chamada imediatamente.

 

Sessões noturnas

Nos dias 20 e 21 de março, a Câmara de Cascavel realizará as sessões semanais de segunda e terça-feira no período noturno, a partir das 19h. O objetivo é permitir que uma parcela maior da comunidade tenha a oportunidade de acompanhar as votações e debates. As sessões da Câmara de Cascavel são realizadas nas segundas-feiras às 9h e nas terças-feiras às 14h.

 

Marcas e patentes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel irá disponibilizar um canal de atendimento aos empresários para orientar sobre marcas e patentes. O lançamento será na quarta-feira (8), na Van do Banco da Mulher, quando será realizada também a 3ª edição da Feira da Mulher.

 

Concurso Transitar

Os candidatos que têm interesse em fazer o concurso público da Transitar têm até quinta-feira (9) para fazer a inscrição. O certame prevê a recomposição do quadro de servidores da autarquia de Cascavel. Ao todo, são 75 vagas, com salários que vão de R$ 1.346,72 até R$ 8.073,70.

 

Voo Foz/Bogotá?

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro se reuniu com o diretor de Mercado do Instituto Distrital de Turismo de Bogotá, Andrés Clavijo Rangel. A reunião teve como propósito estabelecer parceria para desenvolvimento de estratégias comuns de promoção de mercado, visando ampliar a conectividade entre ambos os destinos, com possibilidade voo direto entre Bogotá, na Colômbia e Foz do Iguaçu.

 

Empréstimos externos

Senadores oposicionistas têm apresentado propostas para que os empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a outros países sejam proibidos, ou que sejam analisados pelo Senado para que possam ocorrer. As iniciativas são uma reação a declarações recentes do presidente Luís Inácio Lula da Silva em defesa de que o BNDES volte a financiar obras no exterior.

 

Invasão de terras

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, criticou o ato de invasão de propriedades privadas. Durante discurso na abertura da Expodireto Cotrijal, no Rio Grande do Sul, ele afirmou que o governo Federal é contrário a esse tipo de movimento e garantiu se ele é o mesmo posicionamento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.