Política

Informe da Redação

Golpe do Leilão

Uma empresa chamada Ciro Nardi Leilões está utilizando informações da Transitar para aplicar o golpe do falso leilão. A falsa empresa de leilões informa que possui sede administrativa no pátio de veículos da Transitar e utiliza da informação e fotos para aplicar golpes. A coluna conversou com uma pessoa que caiu no golpe e perdeu mais de R$ 70 mil. Um boletim de ocorrências foi formalizado e a Prefeitura de Cascavel e a Transitar notificadas sobre a indevida utilização dos dados.

 

Presidente Cisop

O prefeito de Iguatu, Vlademir Barella, foi reeleito presidente do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná). O mandato é de dois anos. Os demais integrantes da Diretoria são o vice-presidente Giovani Miguel Wolf Hnatuw (prefeito de Corbélia); o secretário-geral Osmário de Lima Portela (prefeito de Guaraniaçu) e o tesoureiro Renato Tonidandel (prefeito de Santa Lúcia).

 

Reconhecimento

A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) recebeu o reconhecimento como entidade que mais atua na inovação tecnológica e modernização dos Municípios. A homenagem foi realizada pela “Gov Fácil”, empresa que atua com foco em soluções para a área pública, permitindo que qualquer gestor tenha facilitações e otimizações para a administração.

 

Cooperação internacional

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, participou da missão da Frente Nacional dos Prefeitos em Medellín na Colômbia. O objetivo da integração visa à cooperação nas áreas de mobilidade, inovação, intervenções urbanas, turismo e atração de investimentos nos municípios.

 

Recomendação TCE

O Tribunal de Contas do Paraná homologou a emissão de 22 recomendações para quatro municípios. O objetivo das medidas é melhorar os controles internos e a gestão sobre as frotas públicas de veículos mantidas pelas prefeituras. Os municípios notificados são: Mauá da Serra, Palmital, Rio Azul e Rio Bonito do Iguaçu.

 

Investigação arquivada

O ministro Dias Toffoli, do STF, arquivou duas frentes de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, abertas em decorrência do relatório final da CPI da Pandemia. Toffoli atendeu ao pedido da PGR, para quem não foi apontada a materialidade de nenhum crime praticado por Bolsonaro. O ministro entendeu que, se a PGR não viu ilícito, o pedido de arquivamento deve ser aceito.

 

Abin na Casa Civil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil, pasta chefiada pelo ministro Rui Costa. Com a medida, a Abin sai do órgão que é comandado pelo ministro Marco Edson Gonçalves Dias, que é general da reserva do Exército e já cuidou da segurança de Lula durante seus primeiros mandatos.

 

Ao vivo

Na semana passada o TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), por meio da comarca de Curitiba, permitiu que o público acompanhasse ao vivo o julgamento de um caso emblemático da capital paranaense. Foram para o banco dos réus, o ex-marido de Ana Paula Campestrini e um funcionário do clube que ele presidia, apontados pela acusação como mandante e executor do crime. As transmissões online dos julgamentos é uma tendência no Brasil. No Paraná diversas comarcas, Medianeira, Marechal Candido Rondon, Londrina e Rio Branco do Sul, entre outras, disponibilizam o acesso pela página Tribuna do Juri TJ-PR no Youtube.

 

Contramão

Na contramão desta tendência, a comarca de Cascavel deixou de transmitir. Apesar de ser uma das pioneiras na transmissão, desde setembro do ano passado, nenhuma transmissão foi disponibilizada.