Zucchi eleito
A Assembleia Legislativa do Paraná elegeu em sessão especial realizada ontem (14) o ex-prefeito e ex-deputado Augustinho Zucchi para ocupar o cargo de conselheiro do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná). Zucchi recebeu 46 votos favoráveis e dois votos contrários. Seis parlamentares estavam ausentes. O novo conselheiro assume a vaga após a indicação do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Zucchi passa a ocupar o posto deixado pelo ex-conselheiro Nestor Baptista.
“Há 10 anos”
Durante seu discurso antes da votação, Zucchi lembrou seu período como deputado estadual. “É um privilégio e honra voltar a esta tribuna. Há 10 anos eu deixei este plenário. Passei bons momentos da minha vida nesta Assembleia Legislativa. Sei que muitos questionam a política. Sinceramente, acho que isto merece uma análise um pouco mais profunda, especialmente o Legislativo. Ele é a caixa de ressonância da sociedade. Vossas excelências podem conviver com o contraditório, com diferentes ideias e culturas, que se transforma na riqueza do debate. O Legislativo é sustentáculo da sociedade”, disse.
Recomendações I
E falando em TCE-PR, o Pleno do tribunal homologou a emissão de 35 recomendações ao município de Foz do Iguaçu para aprimorar o transporte coletivo urbano, cujo prazo para implementação varia de 1 a 24 meses. As medidas foram indicadas pela CAUD (Coordenadoria de Auditorias) do órgão de controle, após esta realizar trabalho de fiscalização, dentro do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022 da Corte.
Recomendações II
De acordo com o relatório apresentado, o objetivo foi “avaliar o planejamento da gestão municipal no que concerne ao transporte público municipal, assim como o desempenho do sistema no que se refere a conforto, acessibilidade e tarifa”. Como resultado, foram apontadas nove oportunidades de melhoria, em relação às quais foi feita a indicação de 35 recomendações. As recomendações podem ser conferidas no portal do tribunal (tce.pr.gov.br).
Mínimo regional I
A proposta que prevê aumento real no Salário Mínimo Regional no Estado do Paraná a partir de 2023 avançou na Assembleia Legislativa do Paraná. Aprovado em segundo turno de votação, o projeto de lei 523/2022, do Poder Executivo, prevê que a regra de reajuste salarial do Estado fixada pelo projeto terá vigência até 2026. A proposta ainda determina que os pisos salariais deverão ser reajustados anualmente, sendo aplicados para o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
Mínimo regional II
Segundo o Governo, de acordo com as projeções realizadas pelo Observatório do Trabalho do Paraná, composta por economistas e técnicos do Departamento de Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, com as regras aprovadas o Salário Mínimo Regional poderá chegar a R$ 1.804,30 na menor faixa e R$ 2.071,72 na maior.
Despedida
O deputado estadual Elio Rusch (União) se despediu da Assembleia Legislativa do Paraná, ontem (14), em pronunciamento na última sessão plenária de forma presencial deste ano. Os trabalhos legislativos seguem na próxima semana, mas de forma remota. Durante oito mandatos ocupando a vaga de parlamentar, o deputado fez parte da bancada de governo e de oposição, foi vice-presidente da Assembleia, líder e vice-líder do Governo, integrante de comissões permanentes e responsável por oito anos da relatoria do Orçamento Geral do Estado do Paraná, na Comissão de Orçamento.