Política

Informe da Redação

Auditoria urnas

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou que o Ministério da Defesa apresente em 48 horas os documentos existentes sobre a auditoria de urnas eletrônicas conduzida pela pasta. Moraes proferiu a decisão após representação do partido Rede.

 

Federação PTB?

O PTB foi um dos partidos que não conseguiu superar a cláusula de barreira nas eleições de 2022 e perderá o financiamento dos fundos eleitoral e partidário, bem como o tempo de televisão a partir de 2023. Para conseguir sobreviver, o partido busca fusão com outras siglas. Segundo informações, o Patriotas, Pros, PSC e PRTB discutem uma eventual federação.

 

Carta aos candidatos

A Confederação Nacional de Municípios aprovou durante a Mobilização Municipalista, realizada ontem (18), um documento que será entregue aos candidatos a Presidente da República, para que aos candidatos se comprometam com o conjunto de estratégias para o fortalecimento dos Municípios. O evento da CNM reuniu mais de 500 prefeitos de todo o Brasil.

 

Sistema presidencialista

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que estuda alterações no sistema de governo do Brasil aprovou o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB), que recomenda a adoção do semipresidencialismo a partir das eleições de 2030. A mudança dependeria previamente de plebiscito.

 

Semipresidencialismo

De acordo com o texto aprovado, o semipresidencialismo é marcado pela eleição direta do presidente da República; indicação do primeiro-ministro pelo presidente da República para exercício do cargo enquanto dispuser de confiança da maioria do Parlamento; e separação entre chefia de Estado, a cargo do presidente da República; e chefia de governo, exercida pelo primeiro-ministro.

 

Candidatura Dallagnol

O julgamento da candidatura de Deltan Dallagnol a deputado federal deverá ser retomado hoje (19), pelo TRE-PR. Os desembargadores analisam ações de impugnação movidas pelo PT, PMN e PL, que requerem o indeferimento da candidatura do ex-procurador. Deltan foi o deputado federal mais votado do Paraná, com 344,9 mil votos.

 

Candidatura Dallagnol II

Deltan foi o único candidato do Paraná que ainda não teve o registro da candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Até o momento, cinco juízes votaram favoráveis ao deferimento da candidatura do ex-procurador. O relator do processo, juiz Rodrigo Otávio do Amaral, entendeu que a decisão do TCU ainda não promove efeitos sobre a situação de Deltan por estar suspensa.

 

Apoio de prefeitos

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, deputado federal Ricardo Barros (PP), vão reunir cerca de 300 prefeitos, na quinta-feira (20), em Curitiba, em ato de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Paraná Pesquisas I

O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, agradeceu a Assembleia Legislativa do Paraná pelo voto de congratulações recebido pelo trabalho realizado pelo Instituto durante o primeiro turno das eleições deste ano. O Paraná Pesquisas foi o instituto que apresentou os resultados mais fiéis nas pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais.

 

Paraná Pesquisas I

“A gente vê com muito orgulho essa homenagem que recebemos dos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná, principalmente por a gente ser daqui”, disse. “No início da nossa trajetória, o que a gente mais ouvia é que a gente tinha que mudar o nome da empresa. ‘Se está nacionalizando, muda o nome’. A gente tem muito orgulho de ser curitibano e paranaense e a primeira grande resistência foi manter o nome. Quando a gente recebe essa homenagem, vê que valeu muito a pena”, completou.