Auditoria das urnas I
O Ministério da Defesa apresentou ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a conclusão da auditoria feita pelos militares nas urnas eletrônicas, realizadas pela instituição no primeiro turno das eleições. Contudo, a Defesa não tornou público e nem falou quando deverá tornar o relatório da auditoria.
Auditoria das urnas II
O Tribunal de Contas da União solicitou ao Ministério da Defesa uma cópia do relatório da auditoria das urnas eletrônicas realizada pelas Forças Armadas. O ofício com o pedido foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Furtado e assinado pelo ministro Bruno Dantas.
Ativismo político
O líder do Governo Bolsonaro na Câmara Federal, o deputado paranaense Ricardo Barros (PP), afirmou que a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre aumentar o número de indicações de ministros do STF é uma reação ao ativismo político do Judiciário. Barros disse ainda que haverá uma resposta “severa” do Legislativo caso o Judiciário permaneça com o ativismo político.
Auditoria das urnas
O Tribunal de Contas da União solicitou ao Ministério da Defesa uma cópia do relatório da auditoria das urnas eletrônicas realizada pelas Forças Armadas. O ofício com o pedido foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Furtado e assinado pelo ministro Bruno Dantas.
43° mais votado
De acordo com a Câmara Federal, o ex-procurador do MPF, Deltan Dallagnol, foi, o 43° deputado federal mais votado proporcionalmente em todo o Brasil nas eleições de 2022. Dallagnol recebeu 344.917 votos, 5,71% dos votos validos do Paraná. O candidato geral mais votado proporcionalmente foi o deputado federal eleito por Manaus, Amon Mandel, com 14,60% dos votos válidos no Amazonas.
Denúncias eleitorais
A Justiça Eleitoral, já recebeu 37.951 denúncias relativas às Eleições de 2022. Só no dia 2 de outubro, o aplicativo Pardal recebeu 5.332 denúncias. Em relação aos cargos em disputa, a maior parte das denúncias envolve campanhas de deputado federal (12.802), seguidas das de deputado estadual (12.607), presidente (3.568) e governador (2.960).
Ranking de denúncias
Os eleitores paulistas foram os que mais registraram queixas no aplicativo, com 5.674 denúncias até agora, seguido por Pernambuco (4.321), Minas Gerais (3.836) e Rio Grande do Sul (3.006). Por região, o Sudeste lidera com 13.420 denúncias, seguido pelo Nordeste (11.181), Sul (6.429), Centro-Oeste (4.190) e Norte (2.731).
Preocupação
O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, convocou gestores municipais para endossar a bandeira da Confederação e solicitar ao Congresso o repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de março. A transferência é considerada fundamental pelo movimento municipalista para o custeio do piso da enfermagem.
No TCU
A CNM também irá se reunir com o Tribunal de Contas da União para debater a situação de todos os Municípios que podem ter o coeficiente reduzido em razão de mudanças na faixa populacional do censo demográfico. A preocupação da CNM é de que os municípios possam perder o coeficiente de repasse do FPM.
Lista tríplice
O Tribunal de Justiça do Paraná definiu a lista tríplice que será encaminhada ao governador Ratinho Júnior para a escolha do novo desembargador a integrar a Corte pelo quinto constitucional da advocacia. Foram selecionados a advogada Ana Claudia Finger, e os advogados Sandro Kozikoski e Andrei Rech.