Paranhos sai
O prefeito de Cascavel, Leonado Paranhos (PSC), se afastará da função de Chefe do Executivo municipal por 10 dias. Segundo informações, o afastamento de Paranhos não tem relação com as ameaças que o prefeito recebeu durante o dia 7 de Setembro. O prefeito deverá se ausentar do cargo para auxiliar na campanha de reeleição do governador Ratinho Junior (PSD).
Alécio assume
Quem assumirá a prefeitura de Cascavel interinamente é o presidente da Câmara de Cascavel, o vereador Alécio Espínola (PSC), já que o vice-prefeito, Renato Silva (Republicanos) está em campanha como candidato. A confirmação oficial do afastamento de Paranhos deverá ser anunciada nos próximos dias.
Senador em Cascavel
O senador Flavio Arns (Podemos), esteve em Cascavel durante essa semana. Na quarta-feira (7), o parlamentar participou da abertura do tradicional desfile na Avenida Brasil, acompanhando a comissão da Apae de Cascavel. Ontem (8), Arns, também realizou uma visita na instituição.
Alvaro Dias na Amop
O senador Alvaro Dias (Podemos), participará da 9ª Assembleia Geral Ordinária da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), nesta sexta-feira (9), em Cascavel. Segundo informações, os prefeitos que integram a entidade ouvirão Alvaro sobre as propostas para um eventual novo mandato no Senado Federal.
Ciro no Paraná
O candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), retorna ao Paraná nesta sexta-feira (9). Ciro cumprirá agenda em Londrina na parte da manhã e durante a tarde, estará em Maringá, acompanhando o candidato a governador do Paraná, Ricardo Gomyde (PDT). Essa é a segunda visita de Ciro no Estado desde o início oficial da campanha eleitoral.
Candidato ao Senado
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deferiu o registro de candidatura ao Senado Federal de Paulo Martins, candidato pelo PL. Martins foi o primeiro candidato ao Senado que teve a candidatura deferira pelo Tribunal Eleitoral. O TRE deve julgar os demais pedidos até a próxima segunda-feira (12), quando finda o prazo.
Auditorias TCE
O Tribunal de Contas do Paraná está realizando, ao longo do segundo semestre deste ano, fiscalizações presenciais sobre assistência social e saúde em municípios paranaenses. O objetivo é avaliar as ações das prefeituras na gestão da proteção social básica, bem como as medidas tomadas pelos gestores diante das diversas barreiras de acesso na atenção básica de saúde.
Candidatura deferida
O TSE deferiu o registro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato da coligação Brasil da Esperança a presidente da República. Na mesma sessão, os ministros do TSE também aprovaram o registro de candidatura de José Maria Eymael ao cargo de presidente da República.
Última sessão
O ministro do STF, Luiz Fux comandou ontem (8), a última sessão de julgamentos da Corte de sua gestão na presidência do Supremo Tribunal Federal. O biênio de Fux na presidência da Corte (2020/2022) se encerra na próxima segunda-feira 12/9, quando passará o cargo para a ministra Rosa Weber.
PDT x Bolsonaro
O PDT, partido do presidenciável Ciro Gomes, protocolou no TSE um pedido de investigação, solicitando que a Corte apure se o presidente Jair Bolsonaro (PL) abusou de poder político e econômico nas comemorações de 7 de Setembro. A sigla requer ainda que o presidente e seu candidato a vice sejam cassados, se eleitos, e condenados à inelegibilidade por oito anos.