Política

Informe da Redação

Pesquisa Eleitoral

Uma Pesquisa de intenções de votos ao Governo do Estado e ao Senado Federal no Paraná, feita pela Radar Inteligência mostra as lideranças absolutas do governador Ratinho Junior (PSD) ao Palácio Iguaçu e do senador Alvaro Dias (Podemos) ao Senado Federal.

 

Cenários

Na pesquisa estimulada para o governo Ratinho Junior (PSD) aparece com 51,7% das intenções de voto, o que representa 67,2% dos votos válidos. Roberto Requião (PT) aparece com 20,4% das intenções, o equivalente a 26,5% dos votos válidos. Professora Angela (PSOL) tem 1,4% (1,8% dos válidos). Os demais candidatos ficaram com menos de 1% das intenções.

 

Senado

Na corrida para o Senado Federal, Alvaro Dias (Podemos) tem 34,8% das intenções de voto, 47,5% dos votos válidos. Em segundo lugar, Sergio Moro (União Brasil) com 24,8%, o que equivale a 33,8% dos votos válidos. Paulo Martins (PL) está com terceiro com 5,7% (7,7% dos válidos) e Orlando Pessuti (MDB) e Rosane Ferreira (PV) aparecem com 1,9% (2,5% dos válidos). Aline Sleutjes (Pros) está com 1,7% (2,3% dos válidos) e Desiree (PDT) com 1% (1,3% dos válidos).

 

Para presidente

Na pesquisa estimulada para presidente no Paraná, Jair Bolsonaro (PL) alcançou 44,3% das intenções, o que corresponde a 52,9% dos votos válidos. O ex-presidente Lula (PT) aparece com 28,1% das intenções, o equivalente a 33,5% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 5,9% (7% dos válidos) e Simone Tebet (MDB) em quarto com 3,5% (4,1% dos válidos). Os demais candidatos ficaram abaixo de 1%.

 

Metodologia

O Radar Inteligência realizou a pesquisa por conta própria e entrevistou 1.350 pessoas entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. O intervalo de confiança é de 95,5% e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob os números TSE/BR-05157/2022 e TRE/PR-09696/2022.

 

Piso Enfermagem

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve se reunir com o ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Ele tenta rever a suspensão do piso nacional dos profissionais da enfermagem. Hospitais, governadores e prefeitos alegam dificuldades para os pagamentos. Pacheco considera a lei uma medida justa para os profissionais.

 

Itaipulândia

O Tribunal de Contas do Paraná homologou uma medida cautelar suspendendo uma licitação da Prefeitura de Itaipulândia. O certame é destinado à contratação de empresa especializada na prestação de serviços de limpeza, vigilância e recepção. Na análise, o órgão vislumbrou indícios de possível manipulação dos preços na planilha de custos apresentada pela primeira colocada no certame.

 

Eleição diretores

A Câmara de Cascavel aprovou durante a sessão ordinária de ontem (5), o Projeto de Lei 103/22, que trata do processo de escolha dos diretores das escolas e centros municipais de educação. Dentre estas determinações está o processo de eleição dos diretores por mérito e desempenho. Além disso, a eleição agora será precedida de avaliação escrita. Os candidatos também devem passar pela formação de Gestão Escolar e Análise do Plano de Gestão Escolar.

 

Toledo ganha deputado

O toledano Natan Sperafico (PP) tomou posse ontem (5), como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele ocupa a vaga aberta por Maria Victoria (PP) que pediu licença do parlamento por 120 dias. Natan é o terceiro suplente da coligação. Os dois primeiros suplentes, Evandro Junior e Pier Petruziello declinaram da possibilidade de assumirem a cadeira. Natan Sperafico recebeu 28.858 nas eleições de 2018.