Política

Eleições 2024

Eleições 2024

O Jornal O Paraná, em parceria com a SDS Pesquisas, divulga na próxima quarta-feira (27), mais uma sondagem sobre a intenção de votos na disputa pela Prefeitura de Cascavel, agora sem a participação do prefeito Leonaldo Paranhos eleito em 2016 e reeleito em 2020. Pesquisa vai detalhar a aprovação e rejeição dos possíveis candidatos e ainda possíveis cenários para o segundo turno. Como se sabe, a campanha para sucessão de Paranhos começou já em janeiro de 2021 e muitas peças do tabuleiro eleitoral já foram movidas e outras estão sendo estrategicamente estudadas. A disputa promete…

 

Sem novidades

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, informou que no momento não há novidades sobre a publicação das novas licitações do transporte público e dos serviços de limpeza urbana (contrato do lixo) de Cascavel. O novo edital do transporte deveria ser lançado no início do mês segundo a Transitar, no entanto, segue sem data definida para republicação. Já a licitação dos serviços de limpeza urbana, foi suspensa pelo TCE-PR e ainda não foi liberado.

 

Prefeito interino

O vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, assume interinamente a função de gestor do município até o dia 4 de outubro. Nesse período, o titular, Beto Lunitti, estará de férias. Esta é a segunda vez que Ademar Dorfschmidt assume o comando do município, a primeira foi quando Beto Lunitti foi acometido pela Covid-19, no início do mandato.

 

Empréstimo milionário

A Prefeitura de Foz do Iguaçu encaminhou ao Poder Legislativo um projeto de lei requerendo autorização para contrair empréstimo no valor de R$ 37 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Na justificativa, a Prefeitura informa aos vereadores que os recursos estão destinados para projetos de infraestrutura, aquisição de equipamentos e áreas de diversas regiões da cidade.

 

Em silêncio

Wellington Macedo de Souza, condenado a 6 anos de prisão por tentativa de explosão de uma bomba em Brasília, ficou em silêncio para as perguntas da relatora da CPI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD). O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, concedeu ao depoente o direito de ficar em silêncio durante depoimento na CPMI.

 

ICMS combustíveis

O STF vai decidir se a manutenção do crédito de ICMS relativo às operações internas anteriores à que destina combustível derivado do petróleo a outro estado é constitucional. O tema diz respeito à operação de distribuidora que adquire combustíveis de outra pessoa jurídica situada no mesmo estado vende parcela desses produtos para outro estado. Em razão da operação, ela se credita do ICMS e, por ocasião da operação interestadual, não estorna o crédito.

 

CPI MST

O relator da CPI do MST, deputado Ricardo Salles (PL), retirou do seu relatório o pedido de indiciamento do deputado Valmir Assunção (PT). O objetivo do congressista é conseguir aprovar seu parecer na comissão. Ao todo, Salles pediu o indiciamento de 11 pessoas, dentre elas o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias e do líder do FNL, José Rainha.

 

CPI MST II

No entanto, a CPI do MST adiou a votação do relatório final depois de pedido de vista coletivo dos deputados governistas. A votação do parecer será realizada na próxima terça-feira (26), último dia do prazo de funcionamento da comissão.