Cascavel – A licitação da duplicação dos seis quilômetros da BR-277 entre o Posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Terminal da Cotriguaçu, nas proximidades do trevo de acesso ao Distrito de São João, deverá ser concluída em 45 dias e, “se tudo correr bem, queremos começar as obras em janeiro”, disse na manhã de ontem o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Essa é uma obra há muito aguardada pela região e um compromisso do governador Ratinho Júnior, por isso terá toda a nossa atenção”, garantiu, em reunião na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel).
A previsão do governo é de investir R$ 65 milhões nos trabalhos que, quando concluídos, vão eliminar um dos mais sérios e antigos gargalos rodoviários do Paraná. “Temos também o Trevo Cataratas, outra obra estratégica já autorizada pelo Ratinho e que, agora vencida a etapa das desapropriações, começa a ganhar ritmo. Pedimos desde já paciência e compreensão aos motoristas, porque se trata de um empreendimento de vulto, um dos maiores do País desse tipo”, acrescentou Sandro Alex.
Parceria
A nova duplicação faz parte de uma parceria da iniciativa privada com o governo do Paraná. Os projetos, que custaram R$ 190 mil, foram bancados pela Acic e pela Cotriguaçu. “Quando Ratinho assumiu, criou-se um decreto que permite a participação do setor produtivo, em conjunto com o Executivo, em projetos estruturais. Tudo para dar mais agilidade a obras fundamentais do Estado”, disse Alex. “E o governo tem pressa principalmente com o oeste, porque essas são obras há muito esperada pela comunidade”.
A determinação é simples, seguiu Sandro Alex: Se houver o projeto executivo, então o governo tem a disponibilidade orçamentária para realizar os trabalhos. “E para essa duplicação em específico já temos o dinheiro em caixa”.
O secretário comentou sobre a aprovação, pela Caixa e pelo Banco do Brasil, de linha de R$ 1,6 bilhão para projetos de infraestrutura no Paraná espalhadas pelas mais diferentes regiões. Sandro garantiu que as obras de dez trechos de terceiras faixas na 277, entre Cascavel e Guarapuava, deverão estar prontas até novembro de 2021. E afirmou que há intenção de duplicar toda a rodovia, de Paranaguá até o oeste paranaense.
Conquista
Para o presidente da Acic, Michel Lopes, o anúncio de licitação e início da obra nas primeiras semanas de janeiro de 2021 é uma grande vitória para Cascavel e toda a região. “Assumimos esse compromisso com o governo estadual, custeamos a atualização do projeto e, com a devida aprovação pelo DER, agora teremos mais esse sonho materializado em breve”.
Além de trazer mais segurança aos usuários, o novo trecho de duplicação dará agilidade a inúmeras empresas estabelecidas em núcleos industriais e também no terminal da Ferroeste. E fará muito bem como acesso ao Show Rural Coopavel, evento que divulga Cascavel para o mundo, ressaltou Michel.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, considera salutar o envolvimento da sociedade na solução de problemas, como o oeste do Paraná faz com o Trevo Cataratas e agora com uma duplicação há muito reivindicada. “Nesse trecho rodoviário está concentrado um dos maiores fluxos de veículos do Brasil. Trata-se de uma participação da comunidade para resolver um gargalo há muito sentido pelos usuários”.
Esse gesto, segundo Dilvo, é uma demonstração clara de correção de problemas que começaram em 1987 com a concessão do pedágio no Paraná, feita sem experiência e que custou muito caro à economia estadual.
“Essa parceria é importante, mas a Acic e a Cotriguaçu pagam por projetos para que o governo execute uma obra em trecho rodoviário sob concessão de uma empresa que há quase 25 anos arrecada pedágio”, afirma Dilvo, que acrescenta: “Isso serve de alerta, para que a nova concessão, em novembro de 2021, não repita os erros do passado”.
Além da diretoria da Acic, participaram do encontro o secretário de Estado da Administração, Marcel Micheletto, o deputado estadual Coronel Lee e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.