Política

Coordenador Cosud

Coordenador Cosud

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), será o coordenador do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste). Ratinho foi eleito coordenador do grupo pelos seis demais governadores na conclusão do 8º encontro do Cosud. Caberá a ele a responsabilidade por conduzir a conclusão da constituição formal do Cosud, o que também deverá ocorrer até agosto deste ano.

 

Mudanças climáticas

O governador Ratinho Junior anunciou ontem (5), uma série de novas medidas para a área ambiental do Estado. Entre elas estão o lançamento de audiências públicas para a criação de uma Política Estadual de Biodiversidade, a reativação do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas e o firmamento de um pacto para proteção da Mata Atlântica.

 

Políticas sobre armas

A Assembleia Legislativa do Paraná constituiu uma Frente Parlamentar para acompanhar e tratar de ações referentes ao porte de armas no Estado. A Frente Parlamentar de Apoio e Defesa dos Direitos dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs), dos Clubes de Tiro e Lojas de Armamento e Munições pretende acompanhar e fiscalizar os programas e as políticas governamentais destinadas à proteção da sociedade.

 

Denúncia contra Arruda

O Tribunal de Justiça do Paraná vai apreciar uma denúncia proposta pelo Ministério Público do Paraná contra o deputado estadual Ricardo Arruda (PL). A denúncia fala em crimes de associação criminosa, desvio de dinheiro público e tráfico de influência.

 

Novo PAC

O governo Federal prepara o anúncio de um novo pacote de investimentos em áreas de infraestrutura. A previsão do lançamento é a segunda quinzena de junho. O foco dos projetos são ferrovias, rodovias aeroportos e portos e a construções de unidades do Minha Casa Minha Vida. A ação está sendo capitaneada pela Casa Civil.

 

Reforma Tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou ontem (5) que a reforma tributária deve ser votada na Casa ainda no 1º semestre deste ano. Segundo ele, há entendimento com o governo para a apreciação antes do recesso no Legislativo, que começa em 18 de julho. “Nós precisamos agora focar na reforma tributária”, enfatizou Lira.

 

Articulação política

Arthur Lira afirmou que a reunião realizada ontem (5) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstra a mobilização do governo para sair da indefinição do tamanho da base e melhorar a articulação política com o Parlamento. Lira disse que, na conversa com Lula, não foram tratadas novas indicações para ministérios e liberação de emendas aos parlamentares.

 

Deputados x Ministro

Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal enviaram um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pedindo a demissão do ministro da Casa Civil. Rui Costa, por conta de uma fala sobre Brasília. Durante evento em Itaberaba na Bahia, Rui chamou a capital federal de “ilha da fantasia” e disse que a localização de Brasília “fez muito mal ao Brasil” por afastar os congressistas da “vida das pessoas”.