Política

Confira os assuntos da sessão da Câmara de Cascavel desta segunda

Confira os assuntos da sessão da Câmara de Cascavel desta segunda

PROJETO DE LEI Nº 66 DE 2023

Em 1º turno de discussão e votação o PROJETO DE LEI Nº 66 DE 2023 – Altera dispositivos da Lei Municipal nº 7.243, de 24 de junho de 2021, que ‘Autoriza a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico a outorgar Concessão de Uso de Imóvel à Secretaria de Estado da Educação para instalação da Escola de Inovação Agrícola e dá outras providências’. Proponente: Poder Executivo.

A Escola está em funcionamento desde fevereiro de 2022 e com a decisão recente da Secretaria de Estado da Educação de investir no imóvel R$ 7.426.000,00 milhões pelos próximos três anos e realização da infraestrutura necessária para a melhoria do funcionamento e operação da escola, o município deve ampliar, em contrapartida, a concessão de uso do terreno de quatro anos para vinte anos.

PROJETO DE LEI Nº 68 DE 2023
Em 1º turno de discussão e votação o PROJETO DE LEI Nº 68 DE 2023 – Institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Cascavel o ‘Dia Municipal da Conscientização da Doença de Parkinson’. Proponente: Vereador Sadi Kisiel/PODEMOS.

O dia será lembrado anualmente no dia 11 de abril e busca fortalecer a conscientização da população em relação a esta enfermidade neurodegenerativa crônica.

PROJETO DE LEI Nº 71 DE 2023
Em 1º turno de discussão e votação o PROJETO DE LEI Nº 71 DE 2023 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar e alienar imóveis públicos nos termos da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Proponente: Poder Executivo.
O projeto autoriza a prefeitura a desafetar 59 imóveis que pertencem ao patrimônio público e estão localizados em 20 bairros e um distrito diferentes. A desafetação é possível graças a uma mudança aprovada no último Plano Diretor, que prevê que áreas institucionais incorporadas ao patrimônio público há no mínimo cinco anos a partir do registro em cartório, e com estudo técnico que comprove que as áreas não são necessárias ao atendimento das necessidades da população local podem ser alienadas. De acordo com a prefeitura, a alienação dos imóveis servirá para captar recursos que serão destinados ao Fundo Municipal de Qualificação ao Ambiente Urbano, em ações de revitalização do espaço público urbano e rural, estruturação do CONCIDADE, qualificação do corpo técnico gestor, aquisição e urbanização de novas áreas, equipamentos comunitários e urbanos e amortização de crédito.

PROJETO DE LEI Nº 72 DE 2023
Em 1º turno de discussão e votação o PROJETO DE LEI Nº 72 DE 2023 – Institui a Comissão de Prevenção de Acidentes – CIPA, no âmbito da Administração Pública Direta do Município de Cascavel. Proponente: Poder Executivo.

O Projeto de Lei institui a Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o objetivo de desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes do trabalho e de doenças profissionais, mantendo permanentemente compatível a execução do trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde dos servidores públicos municipais. Atualmente, o Município possui apenas o Decreto Municipal nº 3.781, de 26 de agosto de 1993, que “cria a CIPA”, mas que não é suficiente e encontra-se ultrapassado.

PROJETO DE LEI Nº 73 DE 2023
Em 1º turno de discussão e votação o PROJETO DE LEI Nº 73 DE 2023 – Dispõe sobre o reajuste no vencimento dos servidores públicos municipais do Poder Executivo de Cascavel, a título de revisão geral anual referente ao período de maio/2022 a abril/2023 e dá outras providências. Proponente: Poder Executivo.
O Projeto de Lei trata da revisão geral anual dos servidores da prefeitura relativa ao período de 01/05/2022 a 30/04/2023, no percentual de 3,83%, pagos em parcela única. O valor segue o índice inflacionário desse período, tendo como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 21 DE 2023
Em turno único de discussão e votação a PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 21 DE 2023 – Outorga o Título de Cidadão Honorário de Cascavel ao Senhor Adelar José Valdameri. Proponentes: Vereadora Professora Beth Leal e Vereador Alécio Espínola/PSC.

O projeto outorga o Título de Cidadão Honorário de Cascavel ao Senhor Adelar José Valdameri. Adelar é professor efetivo da rede municipal de Cascavel desde 1992 e fundador da Associação Amigo dos Rios.

MOÇÃO DE APOIO Nº 47 DE 2023
Em turno único de discussão e votação a MOÇÃO DE APOIO Nº 47 DE 2023 – A Câmara Municipal de Cascavel, por seus Vereadores subscritores, nos termos que regem o art. 157 e 158 do Regimento Interno desta Casa de Leis, hipoteca, após deliberação legislativa, Moção de Aplausos ao Stein Cascavel pela conquista da Taça Libertadores da América de Futsal. Proponente: Maioria dos Vereadores.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Cascavel