Curitiba – A propaganda eleitoral gratuita começa a ser divulgada no rádio e televisão para todo o País nesta sexta-feira (31). Durante o primeiro turno, o conteúdo político será veiculado até 4 de outubro, três dias antes de os eleitores comparecerem às urnas. No total, serão 35 dias de propaganda – dez a menos que antes da aprovação da Reforma Eleitoral de 2015 (Lei 13.165/2015).
Em casos em que haja segundo turno, a veiculação será retomada no dia 12 de outubro, ou seja, na primeira sexta-feira após o primeiro turno. Serão mais 15 dias até o dia 26 de outubro – dois dias antes dos eleitores voltarem às urnas.
A definição quanto aos dias de exibição das campanhas leva em conta o cargo em disputa. Juntos, os programas dos candidatos à Presidência da República ocuparão dois blocos de 12 minutos e 30 segundos cada, totalizando 25 minutos a cada dia de exibição. Mesmo tempo destinado à propaganda do conjunto de candidatos a deputado federal.
Os que concorrem aos cargos de governadores dividirão 18 minutos de campanha no rádio e na TV. Tempo igual ao destinado aos candidatos a deputados estaduais e distritais. Já os que concorrem ao Senado aparecerão em dois blocos de 7 minutos cada.
Candidaturas
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 28.306 pessoas registraram suas candidaturas. São 13 candidatos presidenciais; 199 concorrentes ao cargo de governador; 353 aspirantes ao Senado; 8.346 candidatos ao cargo de deputado federal; 17.512 a deputado estadual; 963 a deputado distrital e 353 ao Senado – que, este ano, renovará dois terços dos atuais senadores. Ou seja, 54 candidatos serão eleitos.
No último dia 23, o TSE apresentou o tempo que caberá a cada candidato ao Palácio do Planalto na campanha de TV e rádio. A divisão do tempo de TV e rádio é feita conforme o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados dos partidos que compõem a coligação de cada candidato. Por esse critério, oito das 13 candidaturas homologadas terão direito a menos de 30 segundos por bloco do horário eleitoral.
Além da aparição em bloco, os candidatos também fazem jus a divulgar propagandas de 30 segundos ao longo da programação das emissoras de rádio e TV. A quantidade de inserções das peças publicitárias eleitorais obedece ao mesmo critério de divisão do horário eleitoral, ou seja, a representatividade da coligação na Câmara.
A ordem de apresentação também foi sorteada. No programa dos governadores, Ratinho Jr. (PSD) abre hoje, seguido por Jorge Bernardi (Rede). A partir de então haverá um rodízio. Já no programa dos presidenciáveis, o primeiro, amanhã, será aberto por Marina Silva (Rede).
No Paraná, estratégias são distintas
Os candidatos ao governo do Estado estreiam nesta sexta-feira (31) a propaganda eleitoral gratuita apostando no rádio e na TV para massificarem a campanha, apresentando estratégias distintas. Enquanto o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) deve investir no discurso de representante da mudança, buscando se “descolar” do Governo Beto Richa, que integrou entre 2014 e 2017, além de explorar a imagem de “modernidade”; a governadora Cida Borghetti (PP) e o deputado federal João Arruda (MDB) terão como prioridade se tornarem mais conhecidos pelo eleitorado.
Cida deve explorar os feitos de sua curta gestão e a imagem de mulher “forte”. Já o emedebista busca ainda se apresentar como o único candidato viável de oposição.
Já o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT) deve seguir a estratégia do partido de utilizar o espaço para reafirmar a candidatura à Presidência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde 7 de abril. Os demais, com espaço reduzido por baixa representatividade na Câmara Federal, têm de falar rapidinho.
Governadora há pouco mais de quatro meses, Cida Borghetti tem como maior desafio se tornar mais conhecida dos eleitores. “Cida tem a oportunidade de se apresentar a todos os paranaenses com propaganda de grande escala, de rádio e TV, como governadora. Até agora ela só ocupou espaços jornalísticos. Ela tem um alto grau de desconhecimento do público paranaense. A nossa meta é torná-la 100% conhecida a ponto de o eleitor poder comparar biografia”, afirma o jornalista Marcelo Cattani, coordenador de marketing da campanha da governadora.
A propaganda de Cida terá destaque para música e peças esteticamente elaboradas. Ela também deve tentar se desvincular do ex-governador Beto Richa, e ser protagonista do programa. “Ela tem um grande legado e uma estratégia de comunicação que nós vamos apresentar, de impacto”, diz Cattani.