Política

Em jogo de sinuca?
Os pré-candidatos a prefeito de Cascavel, o vereador Alécio Espínola e o deputado estadual Márcio Pacheco almoçaram juntos na quarta-feira (2), após o almoço, os dois disputaram uma partida de sinuca para definir quem seria o “cabeça de chapa” e quem seria o vice, no pleito de 2024, o registro foi feito das redes sociais dos dois. A partida foi vencida por Pacheco. No entanto, a “brincadeira” foi considerada de muito mau gosto pelos eleitores de Cascavel, que criticaram a postura dos dois prefeituráveis, que estariam discutindo o futuro da cidade em um jogo de bar.

LDO 2024
A Câmara de Cascavel irá discutir na sessão ordinária da próxima segunda-feira (6), o Projeto de Lei n° 113/2023, que dispõe sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município para o ano de 2024. Na sessão de segunda volta para pauta a Proposta de Emenda à Lei Orgânica n° 2/2023, que trata da alteração dos valores de referência das emendas impositivas. O texto já foi aprovado em primeiro turno.

Selo Ouro
Além de ser destaque na transformação como Destino Turístico Inteligente, a cidade de Foz do Iguaçu recebeu o selo ouro de ‘Boas Práticas em Cidades Inteligentes’, da plataforma Connected Smart Cities. O município se destacou no tradicional ranking da CSC, com a 19ª posição entre as cidades da região Sul, e 15º lugar no eixo Urbanismo, entre as mais de 650 cidades com mais de 50.000 habitantes, de todo o país.

Inovação na segurança
Na próxima semana, o Bloco Temático Digital e da Inovação, liderado pelo deputado Batatinha (MDB), irá realizar uma audiência pública com o tema “Inovação na Segurança Pública do Paraná”. O evento está marcado para a terça-feira (7). O evento contará com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira, que apresentará as iniciativas já em andamento no Estado e as perspectivas de implementação de tecnologias de ponta para aprimorar a segurança pública.

Ações integradas
O presidente Lula assinou um decreto de Garantia de Lei e da Ordem em portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro até o mês de maio de 2024. O Paraná não é alcançado pela GLO, no entanto, o governo Federal prevê reforço na segurança no Estado com a Marinha, Exército e Polícia Federal para atuar no lago de Itaipu, reforçando o trabalho de combate à entrada de ilícitos. O governador do Paraná, Ratinho Junior, disse que as forças policiais do Paraná estão preparadas e equipadas para atuarem de forma conjunta.

Reformulação DPVAT
O governo federal encaminhou à Câmara dos Deputados, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar PLP 233/23 que reformula o seguro obrigatório de proteção às vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. A cobrança foi suspensa desde 2020. O projeto propõe a criação de um novo arcabouço para o seguro obrigatório. Será criado um fundo mutualista privado cuja administração se manteria a cargo da Caixa Econômica Federal.

Incentivo professores
Incentivo para atração de professores volta à pauta de comissão no Senado. A criação da Política Nacional de Incentivos e Benefícios a Futuros Docentes da Educação Básica está na pauta da reunião da Comissão de Educação na próxima terça-feira (7). O objetivo do programa é atrair estudantes de graduação para a carreira de professor.