Policial

Trabalho conjunto reforça a segurança na tríplice fronteira

Desde julho a fiscalização nas pontes da Amizade, na fronteira com o Paraguai, e Tancredo Neves, com a Argentina, também está reforçada

Foz do Iguaçu – Foi inaugurado ontem o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), da Operação Fronteira Olímpica. Montado na Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, ele já conta com a atuação conjunta das polícias do Brasil, Paraguai e Argentina numa ação que será desenvolvida até o fim dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Desde julho a fiscalização nas pontes da Amizade, na fronteira com o Paraguai, e Tancredo Neves, com a Argentina, também está reforçada. E com a integração será possível, entre outras coisas, ter um maior controle sobre a entrada e saída de pessoas pela fronteira mais movimentada do País.

No CICC policiais podem, de forma ágil, cruzar informações dos bancos de dados dos três países e da Interpol (Polícia Internacional) para identificar possíveis suspeitos ou procurados e verificar ainda condições de veículos que circulam pela região. A sala também conta com acesso a câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade.

A integração entre as polícias brasileira, paraguaia e argentina foi formalizada há 20 anos, por ocasião da criação do comando tripartite, mas esta é a primeira vez que é feita de forma física, com os agentes reunidos em um mesmo local. Além de Foz, foram montados centros integrados em Brasília e no Rio de Janeiro.