Cascavel – A Secretaria de Saúde de Cascavel emitiu nesta quarta-feira (5) uma nota sobre o surto de H1N1 na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel. De acordo com a Secretaria, são nove casos confirmados, cinco em detentos e outros quatro em servidores.
Os detentos da 15ª SDP permanecem estão recebendo, diariamente, a dose do medicamento Oseltamivir [Tamiflu] para quimioprofilaxia [um comprimido ao dia por dez dias], comenta a secretaria em nota.
Em relação ao preso que segue internado no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), o resultado para H1N1 deu negativo. O exame foi realizado por laboratório privado. Porém, será necessário aguardar o resultado da segunda amostra enviada ao Lacen (Laboratório Central do Estado) para confirmação ou descarte.
A amostra enviada ao laboratório da rede privada foi coletada após ter sido ministrada duas doses do medicamento antiviral Oseltamivir [Tamiflu], durante o atendimento que o paciente recebeu na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Brasília, explica a nota.
Em relação às visitas dos familiares, a Secretaria afirmou estar monitorando os detentos.
A Secretaria aguardará se surgirão novos casos suspeitos, para definir conduta. Nos próximos dias será informado se haverá necessidade de suspender as visitas do próximo fim de semana, afirma a Secretaria.
No último sábado (1º), uma confusão foi registrada após a suspensão das visitas de familiares por conta do surto de H1N1. Revoltados, os presos danificaram galerias da carceragem. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para prestar apoio.