Palotina – Escutei um barulho, abri a porta pensando que era meu filho chegando e vi dois bandidos pulando o muro da minha casa para roubar minha família, disse uma das mais de 500 vítimas de roubo e furto de veículos no Oeste paranaense. A moradora de Palotina, que por questões de segurança preferiu não se identificar, contou que o trauma jamais será esquecido.
Enquanto um ficou comigo e com o meu marido, o outro foi até o quarto com a arma na cabeça da minha filha, pedindo onde estava o dinheiro.
Pouco tempo depois a dupla fugiu levando joias, eletrônicos, dinheiro e uma caminhoneta S-10, recuperada horas mais tarde pela Polícia Rodoviária Federal de Guaíra.
O relato dessa vítima historia apenas um dos 583 roubos de veículos registrados pelo 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar) nos oito primeiros meses deste ano em sua área de abrangência, que alcança as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. De janeiro a agosto deste ano houve um aumento de quase 8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 537 casos de roubo foram registrados.
Além dos roubos, onde há o emprego de violência e de ameaça para levar um objeto, outras 1.816 pessoas tiveram seus veículos furtados. Esse número é 9,5% maior que os 1.643 furtos registrados em igual período de 2014.
Mais policiamento
Somando o número de veículos roubados e furtados somente nos oito primeiros meses deste ano, pode-se considerar que 10 veículos são levados diariamente nas duas regiões, com aumento médio de 9% em relação a janeiro a agosto do ano passado.
Infelizmente, sei que o roubo ocorrido na minha casa não foi o único. Alguns dias depois pelo menos outras duas famílias foram rendidas da mesma forma. O que esperamos é que o policiamento seja ampliado para que as pessoas não fiquem reféns de bandidos como tem acontecido diariamente, reforçou a vítima de Palotina.
(Com informações de Tissiane Merlak)