A Receita Federal apreendeu diversos aparelhos eletrônicos, a maioria smartphones, em São Miguel do Iguaçu. A fiscalização ocorreu durante uma abordagem de rotina. O veículo transitava pela BR 277 em direção a Cascavel. As mercadorias são estimadas em R$ 265 mil.
Introdução de mercadorias estrangeiras sem a devida documentação é uma prática ilegal. Por este motivo, a carga e o veículo foram retidos e levados para a sede da Alfândega de Foz do Iguaçu. A Receita Federal notou um aumento na frequência da utilização de veículos para o transporte ilícito, e esta é uma prática que precisa ser eliminada.
Paraná soma R$ 7,3 bilhões com franquias no 1º semestre
A internalização irregular e comercialização de mercadorias de origem estrangeira provenientes do exterior caracterizam crime de descaminho e resultam em prejuízos aos cofres públicos, devido aos tributos sobre a importação que deixaram de ser recolhidos, além dos danos causados à indústria e ao comércio nacional pela concorrência desleal em relação aos comerciantes e fabricantes que recolhem devidamente seus impostos.
Fonte: Receita Federal