Policial

Motorista bêbada atropela e mata deficientes que protestavam na Bolívia

LA PAZ — Dois manifestantes deficientes físicos morreram atropelados por um veículo dirigido por uma motorista embriagada em Cochabamba, na Bolívia, nesta quinta-feira. Eles acampavam em protesto por melhores condições de suas pensões por invalidez. A jovem de 21 anos foi presa em flagrante. Outras quatro pessoas ficaram feridas. 

O incidente aconteceu durante a madrugada, quando o grupo manifestante dormia em uma área de segurança no acampamento montado. O carro invadiu o local e, após a colisão fatal, os dois ocupantes do veículo foram retidos e presos.

Após o episódio, o grupo foi protestar com caixões simbólicos das vítimas (uma era uma mulher de 55 anos, e o outro, um homem de idade não revelada) diante de uma clínica privada onde o presidente Evo Morales se recupera de uma operação no joelho.

— Queremos entrar! — gritavam, antes de serem impedidos pela polícia.

As anuidades das pensões por invalidez têm sido duramente criticadas em protestos pelo país. Após episódios que terminaram com violência por parte das forças de segurança, o ministro do Trabalho, Gonzalo Trigoso, pediu que as negociações sejam retomadas.