Cascavel – A falta de uso dos equipamentos do programa do governo federal “Crack é possível vencer” foi destaque internacional na quarta-feira (9). A BBC (British Broadcasting Corporation) veio a Cascavel para mostrar que o micro-ônibus doado pelo governo está, assim como em outras cidades do País, parado.
Conforme a reportagem, os micro-ônibus são parte fundamental do programa e principal aposta do governo para o enfrentamento do tráfico e uso de crack. O não uso já foi mostrado por O Paraná na edição do dia 23 de agosto deste ano.
De acordo com a BBC, os veículos – que custaram mais de R$ 850 mil – estão parados por atraso na licitação federal, já que foram entregues sem as 20 câmeras de monitoramento.
O Paraná, na época da reportagem, o Ministério da Justiça informou que a previsão ERA de que a licitação para a aquisição dos equipamentos deverá acontecer só em julho de 2016.
Enquanto isso, os dois veículos Voyage, duas motocicletas, 50 armas de choque e os 300 sprays de pimenta entregues não são usados.
À BBC, o secretário antidrogas de Cascavel, Eugênio Rozetti Filho, disse o seguinte:
“O ônibus está parado desde o ano passado. É um problema. Vamos fazer o quê? Ficar andando só para mostrar o equipamento à população?”.
Conforme o secretário, a demora fez com que guardas patrimoniais que foram capacitados para atuar no programa já tenham deixado a cidade ou mudado de profissão.
Geninho disse que está sendo estudada a possibilidade de utilizá-lo em trabalhos de prevenção e abordagens. Vale lembrar que o projeto foi implantado em Cascavel há dois anos. Além de Cascavel, outras cidades do País onde o micro-ônibus foi entregue também foram citadas.
(Com informações de Tissiane Merlak)