Opinião

Quem toma se compromete

Quem toma se compromete

Ter um direito a algo é uma sensação agradável e, por ser uma sensação tão agradável, algumas pessoas gostam de mantê-la. Elas preferem manter a sua reivindicação a permitir que outros lhes deem algo, como se seguissem o lema: É melhor que você se sinta obrigado do que eu. (Bert Hellinger, Zweierlei Glück, p. 23).

Somos movidos internamente por uma dinâmica psíquica de tendência antagônica, que pode ser comparada a um pêndulo que não tem como permanecer numa posição de equilíbrio: direitos, de um lado; obrigações, de outro.

Por um lado, nos sentimos merecedores: O sentimento de ser merecedor é alimentado pela ideia de que temos direitos.

Por outro lado, nos sentimos em dívida: O sentimento de estar endividado é alimentado pela culpa. A língua de Bert Hellinger – o alemão – tem uma mesma palavra para os dois termos (dívida e culpa): “Schuld”.

Enquanto o sentimento de ter direitos – de ser merecedor – nos traz uma sensação agradável de bem-estar e uma consciência leve ou boa (gutes Gewissen), o sentimento de obrigação – de estar em dívida/culpa – nos traz uma sensação desagradável de mal-estar e produz em nós uma consciência pesada ou má (schlechtes Gewissen).

O dramático desta dinâmica antagônica interna é o fato de algumas pessoas, por não suportarem a dívida/culpa, se recusam a tomar. Tomar sacia a “falta”, mas, ao mesmo tempo, gera a “falha”, isto é, o sentimento de culpa: “estou em dívida”.

A pessoa que não consegue tomar segue inconscientemente a seguinte dinâmica interna: “Prefiro que você se sinta obrigado comigo a que eu me sinta contigo”.

Quando num relacionamento de casal existe esta dinâmica em um dos cônjuges, o efeito mais frequente é aquele cônjuge que só toma e não consegue dar acabar por se sentir endividado e, dado o sentimento de culpa que isso gera nele, abandona a relação.

Tem dúvidas ou comentários? Entra em contato pelo Whatsapp https://bit.ly/2FzW58R
——————
JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar
Siga no Instagram ⬇️
https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=
Siga no YouTube⬇️
https://youtube.com/@amparar.terapias
Siga no Facebook⬇️
https://www.facebook.com/ampararterapias?mibextid=ZbWKwL