Opinião

NOVO ASTON MARTIN V12 VANTAGE: Fim espetacular de uma linha icônica

Novo V12 Vantage celebra a orgulhosa história dos carros esportivos com motor V12

NOVO ASTON MARTIN V12 VANTAGE: Fim espetacular de uma linha icônica

 

 

Durante quinze anos, o V12 Vantage representou ousadamente a paixão da Aston Martin pelo desempenho. Rápidas e ferozes em igual medida, as sucessivas iterações desses grandes carros formaram uma linhagem icônica, construída em torno da premissa de equipar o modelo mais compacto e focado no motorista com o maior e mais potente motor produzido em série. Com esta linhagem única chegando ao fim, a Aston Martin orgulha-se de apresentar o mais rápido, mais feroz e mais dinamicamente refinado de todos: o novo V12 Vantage.

Com a produção do V12 Vantage limitada a 333 exemplares para todo o mundo, esta edição final celebra em grande estilo o fim de uma era épica. Expressão máxima de desempenho extremo e emoções focadas no motorista, esta máquina notável combina velocidade em linha reta, manuseio cintilante, aparência espetacular e exclusividade invejável. Uma proposta extremamente atraente.

Tão atraente que, desde que o V12 Vantage foi confirmado em dezembro de 2021, a Aston Martin viu uma demanda sem precedentes por esse ícone do futuro, com todas as unidades vendidas antes do lançamento e um registro de interesse superlotado.

Motor

O motor é o coração de cada Aston Martin, e neste mais do que nunca − o Vantage mais rápido e potente já construído. Desenvolvendo 700 cv a 6.500 rpm e 753 Nm de torque de apenas 1.800 rpm a 6.000 rpm, o V12 (60 graus) de 5,2 litros oferece uma combinação inebriante de magnífica musculatura em baixas e médias rotações com potência de ponta. Com uma velocidade máxima de 321 km/h, o V12 Vantage atinge 100 km/h em cerca de 3,5 segundos, partindo da imobilidade. Graças aos esforços propulsores deste magnífico motor – e ao uso extensivo de materiais mais leves para reduzir peso em todo o carro – o V12 Vantage tem uma relação potência-peso de 390 cv por tonelada, um aumento de mais de 20% em relação ao Vantage com motor V8.

Essas medidas de redução de peso incluem pára-choque dianteiro de fibra de carbono, capô em forma de concha, pára-lamas dianteiros e soleiras laterais, pára-choques traseiro e tampa traseira em materiais compostos, bateria leve e um sistema de escape de saída dupla montado no centro. Ajustado para garantir que o V12 Vantage tenha voz para combinar com sua aparência e desempenho, este novo sistema de escape é feito de aço inoxidável leve de 1 mm, economizando cerca de 7,2 kg em comparação com o sistema instalado no Vantage.

A potência é entregue por meio de uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e diferencial mecânico de deslizamento limitado mecânico (LSD, Limited-Slip Differential) montado na parte traseira do carro. O V12 Vantage recebe uma calibração de transmissão exclusiva para melhorar as velocidades de troca de marcha e a interação do motorista, com aprendizados retirados das versões V12 Speedster e Vantage F1 Edition.

Carroceria

A rigidez da carroceria é aumentada com painéis de cisalhamento dianteiros e traseiros adicionais, um suporte da torre da suspensão traseira e reforço do tanque de combustível, aumentando a rigidez da carroceria em 8% e a rigidez lateral em 6,7%, proporcionando a rigidez de plataforma ideal para a dinâmica de condução. Essas mudanças também são apoiadas por uma nova calibração de direção, melhorando a sensação de direção e oferecendo uma resposta mais nítida − e, por sua vez, uma experiência aprimorada do motorista.

Entregas

A produção do V12 Vantage – cuja carteira de pedidos já está fechada devido à demanda sem precedentes – deve começar no primeiro trimestre de 2022, com as primeiras entregas programadas para começar no segundo semestre de 2022, inclusive no Brasil.