Federação
O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, comunicou que o partido não fará federação com outros partidos para as eleições deste ano. O MDB vinha conversando com o PSDB e o União Brasil para formar uma federação partidária.
Troca na PF
O deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, protocolou no STF um recurso solicitando a substituição do delegado José Versiani, da Polícia Federal, da investigação sobre compra de medicamentos de alto custo.
Imparcialidade
Os advogados do parlamentar argumentaram que o delegado é ligado ao ex-ministro Sérgio Moro e ao ex-procurador da República, Deltan Dallagnol, ambos do Podemos, e por isso não tem imparcialidade para tocar a apuração contra o líder do governo.
Fertilizantes Russos
O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC) apresentou um projeto de lei para incentivar a produção nacional de fertilizantes. A ideia é tentar tornar o país menos dependente do mercado internacional. A necessidade se tornou latente com o conflito na Ucrânia, já que atualmente, cerca de 85% dos fertilizantes usados pelo agronegócio brasileiro são importados e a Rússia responde por 23% disso.
Plano de Aceleração
O PL 436/ 2022, institui o Plano de Aceleração da Produção de Fertilizantes. A ideia é, através de projetos e benefícios fiscais, fomentar a fabricação de biofertilizantes e a melhoria da logística, tecnologia e mapeamento geológico sobre áreas potenciais para a extração de fertilizantes.
Lei do Impeachment
A comissão de juristas criada pelo Senado, que vai elaborar um anteprojeto de atualização da Lei do Impeachment, vai ser instalada na sexta-feira (11). A comissão terá prazo de 180 dias para apresentar o anteprojeto e vai formular o seu próprio regulamento, que deverá prever a participação da sociedade civil na elaboração do texto. O grupo terá 11 membros.
Ministro Candidato
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, informou que será candidato a deputado federal por São Paulo, pelo PL. Ele deixará o cargo de ministro até o dia 1º de abril. Pontes disse que vai indicar o seu substituto na pasta, mas deixará a revelação do nome para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros ministros de Bolsonaro também deverão se licenciar do cargo para disputar o pleito de outubro de 2022.
31 Indicações
O novo presidente do Brasil (2022-2026) irá indicar ao menos 31 magistrados, em dez Cortes do País, a partir de 2023. Pré-candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que mantém retórica de confronto com o STF, chegou a dizer que um de seus principais interesses na reeleição está na possibilidade de indicar mais dois ministros para a Corte máxima do Judiciário no ano que vem.
Na TV Assembleia
O confronto entre FC Cascavel e Athletico pela última rodada do Campeonato Paranaense terá transmissão da TV Assembleia. Os torcedores poderão acompanhar a partida pelo canal 10.2 em TV aberta para Curitiba e Região Metropolitana e no canal legislativo da Claro/Net para todo o Paraná. A transmissão é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e a Federação Paranaense de Futebol.