Novos desafios
Integrantes da nova diretoria e da diretoria anterior, bem como conselheiros atuais e do mandato que passou, participaram segunda-feira da primeira reunião de trabalho de 2022 da OAB-Cascavel. Segundo o presidente Alex Gallio, um dos desafios é buscar cada vez mais melhorar o dia a dia do advogado, exercendo a mesma linha do mandato anterior, aberto a toda e qualquer sugestão e críticas dos colegas. “Nossa missão é exercer um mandato à altura da gestão anterior, que foi de excelência. Mas estamos empenhados em um trabalho que signifique ainda mais a profissão”.
Reunião virtual
O presidente da OAB-Cascavel, Alex Gallio, participou terça-feira de reunião virtual com colegas presidentes de Subseções do Paraná. Na pauta, discussão sobre protocolos de prestação de contas mensais, procedimentos internos, capacitação dos conselheiros, integração das comissões das subseções com as da Seccional, projetos para a Advocacia Iniciante e outros assuntos. A reunião foi comandada pela presidente da OAB-PR, Marilena Winter.
Sala da OAB do Fórum
Após obras de reforma e modernização, a Sala da OAB do Fórum de Cascavel foi reaberta ao atendimento a advogados e advogadas na última segunda-feira. A reabertura foi acompanhada por um grupo de advogados da diretoria da entidade: o presidente atual, Alex Gallio; o ex-presidente Jurandir Parzianello; o tesoureiro Charles Lustosa; o secretário geral Josnei Oliveira e o conselheiro Alysson Fogaça. O projeto da revitalização da nova sala do Fórum de Cascavel é uma conquista da Subseção de Cascavel, juntamente com a OAB-PR, em benefício da advocacia.
LGPD no Front
Dois advogados de Cascavel desenvolveram uma startup que ajuda a desvendar um tema que ganha cada vez mais projeção: a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Eles criaram o método LGPD no Front, uma ferramenta que auxilia também empresas e o público em geral. Escolhida como uma das empresas aptas a receber aporte de R$ 20 mil do programa Radar da Inovação, parceria entre a Fundetec, Prefeitura, Acic Labs, FAG, Univel, Unioeste e Sebrae, a LGPD no Front é composta por dois sócios: Patrícia Cordeiro e Guilherme Moreira Pires.
Fundão Eleitoral
A OAB-Cascavel emitiu nota oficial criticando a aprovação, por parte dos congressistas brasileiros, do aporte de R$ 5,7 bilhões para o Fundão Eleitoral. “Ainda que tenha sido concebido pelo Parlamento da Nação, cumprindo formalidades regimentais e constitucionais, a ampliação de recursos ao Fundão Eleitoral é uma descabida aberração, que precisa ser repensada, pois outras obrigações mais importantes ficaram no segundo plano, demonstrando que os representantes do Legislativo que aprovaram tal medida estão alheios às necessidades mais elementares da população”, citou o documento
Arbitrário e irresponsável
Também constou da nota o seguinte trecho: “Sem que o tema fosse discutido de forma mais aprofundada, o cálculo do repasse foi arbitrário e irresponsável, especialmente no momento em que a pandemia do coronavírus ganha novos contornos e ainda está longe de seu fim. A OAB-Cascavel encaminhará pleitos à Seccional para que o tema alcance também o Conselho Federal, no sentido de acionar o Supremo Tribunal Federal para barrar esse gritante equívoco”.
G8
O G8, grupo de entidades da sociedade organizada da qual a OAB faz parte, também se manifestou sobre o Fundão Eleitoral. “Ao mesmo tempo em que reprova a atitude dos parlamentares que votaram a favor do Fundo Eleitoral, o G8 enaltece o trabalho daqueles que lutam contra todo tipo de excesso que tanto custa ao contribuinte e à economia brasileira. Por isso, pedir por reformas e aprimoramentos, a exemplo do próprio processo eleitoral com reflexão sobre os mais diferentes aspectos, são as atitudes práticas que devem ser amadurecidas a partir das lições que ficam dessa atitude de dezembro do Congresso brasileiro”, destacou o documento.