Opinião

Coluna OAB Cascavel

Coluna OAB Cascavel

Novos advogados

A Subseção de Cascavel da OAB fez a entrega das carteiras de advogados para Eduardo Grolli e Patrícia de Toledo Piza, que puderam conhecer, além dos integrantes da Diretoria, do Conselho, da CAI, ESA, CAA, e Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, bem como a estrutura da Sede da Subseção.

 

Advocacia Iniciante

A OAB Cascavel, por intermédio das comissões da Advocacia Iniciante e de Eventos, está focada na qualificação de jovens profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho.

Por isso, a instituição está organizando a 1a Jornada da Advocacia Iniciante do Oeste do Paraná, que será realizada entre os dias 26 e 28 de outubro.

 

Certificado

O evento será realizado o Centro Cultural Gilberto Mayer, com direito à emissão de certificado de participação. Os ingressos custam R$ 80 (lotes iniciais) e a programação contempla os profissionais mais gabaritados em seus setores.

 

Visitas ilustres

O advogado Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel, recebeu a visita do vereador Alecio Espinola, presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel. Alecio esteve acompanhado do advogado Anderson Carvalho, procurador jurídico da Câmara.

 

 

Diálogo

“Foi um diálogo interinstitucional, de alinhamento das parcerias já existentes e formulação de novas. Mais que uma audiência, foi um bate papo entre amigos que acabou se configurando em uma visita com vários objetivos que serão colocados em prática em um futuro breve”, disse Alex.

 

Violência doméstica

Desde 2020, a OAB Cascavel tem acompanhado com grande preocupação o aumento significativo de processos no Juizado Especial de Violência Doméstica, Crianças e Idosos, que têm ocasionado o agendamento de audiências para 2024, além de um grande volume de prescrições.

 

Novo Juizado

Em razão disso, a OAB Cascavel, em conjunto com o Ministério Público, através da promotora Dra. Andreia Frias e do juiz de direito Dr. Carlos Eduardo Stella Alves, participaram de reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Dr. José Laurindo de Souza Neto, a fim de pleitear a instalação de um novo juizado com designação de juiz e promotoria.

 

Reunião produtiva

“A reunião foi muito produtiva, com a compreensão do presidente do tribunal da importância de se resolver o problema, assumindo esse compromisso, já que nesse momento o juizado perde a finalidade para o qual foi criado, pois não atende de maneira eficiente as demandas existentes, o que leva a demora das audiências e prescrições, mesmo com a alta produtividade constatada pelos relatórios apresentados. Por isso a necessidade de instalação de um novo juizado Especial”, observa o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio.

 

Demanda de comarcas

Na oportunidade, foram apresentadas algumas demandas de comarcas do interior – especialmente Capitão Leônidas Marques, Corbélia e Catanduvas – tendo as Advogadas Sandra Stulp representante de Capitão, e a conselheira Rosenilda Ozório, que falaram das dificuldades da advocacia e por consequência dos jurisdicionados, ante a falta de servidores, o que compromete a prestação de serviços.