Opinião

Coluna Amparar: Quando o relacionamento entra em crise

Coluna Amparar: Quando o relacionamento entra em crise

“Existe um segredo: como é que um relacionamento a dois pode continuar bem depois de uma crise? É um passo bem simples: a gente se permite mutuamente um novo começo – com amor” (Bert Hellinger)

Existem muitos motivos que podem levar um relacionamento à crise.

O motivo mais forte costuma ser a traição de um dos cônjuges. Mas existem muitos outros: a indisponibilidade afetivo-sexual de um ou de ambos os cônjuges; uso de linguagem violenta que, por vezes, desanda em agressão física; dificuldades financeiras; críticas e menosprezo; desvalorização do cônjuge. Cito estes para citar os motivos mais frequentemente encontrados em nossos trabalhos.

Seja qual for o motivo, na origem sempre está uma questão sistêmica: uma lealdade invisível (isto é, uma identificação) com outra pessoa do sistema familiar. Às vezes com o pai ou a mãe, outras com um irmão ou irmã, outras ainda com tios, tias, avós.

Para identificar com mais precisão com quem o cônjuge está emocionalmente vinculado (emaranhado), pode-se fazer uma constelação familiar. A constelação ajuda não apenas para identificar o que está na origem da crise do relacionamento, como também ajuda a superar as dificuldades.

Os motivos que os casais apontam para justificar a crise, em geral, são apenas a ponta do iceberg. Nossa experiência com casais em crise mostra que, raramente, a crise dos relacionamentos está vinculada à falta de amor.

Quando existe uma autêntica disposição do casal de dar uma chance ao amor que ainda existe no relacionamento, apesar de tudo, e existe disponibilidade de mudança de postura, a crise se torna fonte de fortalecimento da relação e não causa do fim dela.

Quando o casal se decide a dar uma nova oportunidade à relação, é essencial que aconteça aquilo que Hellinger nos diz na frase: um novo começo. A relação anterior terminou. Agora é uma nova relação que começa, sobre novos combinados. Isso implica em “jogar uma pá de cal” sobre tudo o que passou.

Você algo assim em seu relacionamento? Entre em contato conosco. Podemos ajudar.

—————————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar – whatsapp:  https://bit.ly/2FzW58R.

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias