Decisão correta
O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP), destacou a importância da prorrogação do auxílio emergencial em mais quatro parcelas de R$ 300. A extensão do benefício foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. “É uma decisão correta, já que a atividade econômica ainda não foi totalmente retomada. Esperamos voltar ao normal até o fim do ano e muitas pessoas, evidentemente, já não precisarão mais do auxílio emergencial. E, em 2021, teremos o Renda Brasil”, disse Barros.
Semana Brasil
A Semana Brasil, desenvolvida para aquecer as vendas durante a semana em que se comemora a independência do País, começa amanhã e vai até 13 de setembro. A ação, com o lema “Vamos em frente, com cuidado e confiança”, reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, que vão oferecer descontos aos consumidores.
***Réu
O juiz Luiz Antonio Bonat, em Curitiba, aceitou denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato contra o ministro do TCU Vital do Rêgo. O ministro passa à condição de réu e vai responder a uma ação penal pelo suposto cometimento dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Nova Nota
A nova nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará, começará a circular hoje. Serão produzidas neste ano 450 milhões de unidades. De acordo com o Banco Central, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda.
***Tradição
A deputada Joice Hasselmann (PSL) causou polêmica ao postar no Instagram uma antiga foto na qual aparece com trajes típicos das festas alemãs do Sul do Brasil, com a legenda “Sabe aquelas colunas da tradicional festa alemã do Sul do País? Então, aí estou eu. O túnel do tempo é cruel. Essa tiara de flor, ninguém merece.” Após reação negativa de alguns sulistas sobre a postagem, a parlamentar alterou a legenda. Joice é candidata a prefeita de São Paulo.
***Dada a largada
O primeiro dia de convenções partidárias foi movimentado e quatro legendas já oficializaram os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Rafael Greca (DEM) confirmou que disputará a reeleição. Além do atual prefeito, outros três nomes já estão na corrida política: Caroline Arns (Podemos), João Guilherme (Novo) e Renato Mocellin (PV).
Sem reajuste
O governo federal enviou ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, prevendo o salário mínimo reajustado apenas pela inflação, garantindo o poder de compra do trabalhador, conforme determina a Constituição. Não há previsão de reajuste real, ou seja, acima da inflação.
É golpe
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que o pedágio não pode enganar o Paraná de novo. Em vídeo nas redes sociais, o deputado rechaça o novo modelo proposto (híbrido) e alerta sobre o novo golpe do pedágio: “Fixam uma tarifa com preço alto e leva a concessão quem oferecer a maior taxa de outorga em dinheiro para o governo federal, o que significa, na prática, uma tarifa muito mais alta”.
Ceasas
O governador Ratinho Júnior sancionou a lei que regulamenta a organização e o funcionamento dos mercados de produtos alimentares geridos pelas Ceasas Paraná. A nova lei abre espaço para associações e pequenas cooperativas poderem participar do comércio atacadista de hortigranjeiros no Estado. São cinco centrais no Estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.