Plano de mídia
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e o primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), apresentaram a representantes de veículos de comunicação do Estado o novo plano de mídia do Poder Legislativo. Traiano e Curi mostraram ideias, investimentos e campanhas para um relacionamento transparente e próximo com os veículos da mídia paranaense.
Ampla divulgação
Entre as novidades apresentadas está a divulgação do trabalho da Assembleia nos veículos de comunicação, mostrando o impacto das decisões tomadas no Legislativo na vida da população. Também entre as propostas está a realização de campanhas de divulgação e a confecção de programas especiais. “Queremos valorizar o trabalho da Assembleia”, reforçou Traiano.
Portos Paranaguá
Governador Ratinho Junior anunciará nos próximos dias o investimento de 592 milhões de reais numa nova estrutura ferroviária para ampliar a capacidade de recebimento de cargas no Porto de Paranaguá. A estrutura terá quase 600.000 metros quadrados, o suficiente para o descarregamento simultâneo de 180 vagões em três linhas independentes.
Serra do mar
As restrições de tráfego para veículos pesados de carga na BR-277 em fevereiro, na Serra do Mar, foram estendidas também para a BR-376, durante a Operação Carnaval. A rodovia é a principal ligação do Paraná a Santa Catarina. Segundo a PRF, as restrições da BR-277 serão na antiga praça de pedágio em São José dos Pinhais, no km 60, e no viaduto de acesso a Morretes, no km 30.
Comando da FPF
Hélio Cury Filho foi eleito o novo presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A eleição marca um fato inédito na história do futebol do Paraná, pela primeira vez a presidência foi passada de pai para filho. Cury Filho, da chapa “Confiança e Renovação”, assumirá o cargo ocupado pelo pai, Hélio Cury, desde 2007 no dia 23 de abril de 2023 e ficará no cargo pelos próximos quatro anos.
Itaipu Binacional
O governador Ratinho Júnior reforçou a importância da Itaipu Binacional no desenvolvimento do Brasil e do Paraguai e, em especial, do estado do Paraná. “Além da sua missão de produzir energia para os dois países, Itaipu tem buscado cada vez mais uma participação ativa no desenvolvimento econômico e social de nosso estado”, afirmou.
Desenvolvimento regional
O assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, Márcio Bortolini, disse que em 20 anos, a empresa investiu R$ 223 milhões em uma série de iniciativas na região. Entre elas, a construção de cisternas e abastecedores comunitários; a adequação de estradas com cascalhamento, calçamento poliédrico e pavimentação asfáltica; a construção de unidades de reciclagem de dejetos de animais e de resíduos urbanos; e a proteção de nascentes e conservação do solo.
Inadimplência
Levantamento mensal extraído do banco de dados do SPC Brasil aponta que o número de inadimplentes do Paraná cresceu 10,55% em janeiro de 2023, em relação a janeiro de 2022. O dado ficou acima da média da região Sul (8,73%) e acima da média nacional (7,74%). Na passagem de dezembro/2022 para janeiro, o total de devedores do Paraná cresceu 3,08%.
Nas redes
Um levantamento feito pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (ECMI) aponta que perfis de deputados e senadores do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, tiveram cinco vezes mais curtidas, comentários e compartilhamentos em seus perfis que parlamentares do PT que trataram sobre as recentes críticas ao Banco Central.