Esportes

Revelação vence Copa Rio de Ciclismo

O Estado do Rio já vive o clima olímpico. Neste sábado, 400 ciclistas amadores e profissionais participaram da terceira etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, em Petrópolis, na região serrana do estado. Na elite masculina, Felipe Cristiano da Paixão venceu pela segunda vez uma etapa. No feminino quem brilhou foi Livia Bustamante, pelo segundo ano consecutivo.

? Desde 2012 sonho em subir ao pódio nesta etapa. Quando eu não esperava veio a vitória. Tudo isso, graças a um belo trabalho da minha equipe e a confiança que eu também depositei em mim ? disse Felipe aproveitando para contar detalhes da prova ? Saímos em uma fuga quando só tinha aproximadamente sete quilômetros para o fim, era o meu companheiro Davi, o Luan e eu. O Davi depois de vários ataques alcançou o Luan. Mas restando pouco menos de dois quilômetros para o fim, me esforcei e dei um forte ataque, vi que ele não mostrou resposta e o ultrapassei. Mantive o ritmo forte e segui até a linha de chegada. Estou muito feliz.

Essa foi a segunda prova na elite que o ciclista ganhou em sua carreira. A primeira foi há 15 dias. Felipe venceu o percurso de 24km com tempo 49min19s. Em seguida vieram Elton Pedrozo, com 49m44s, e Antônio Luan, com 49m58s.

Na competição feminina, o pódio foi composto por Livia Bustamante com o tempo de 1h10m34s, Fernanda Amâncio de Assis, com 1h11m13s, e Ana Luiza de Oliveira, com 1h12m23s.

? Conquistei o bicampeonato desta prova, já que fui campeã em 2015. Moro em Teresópolis então é o tipo de percurso que gosto de fazer. Este ano foi um pouquinho mais complicado, mas vencer na serra pra mim é sempre espetacular ? disse Livia.

O percurso da prova foi escolhido pela campeã mundial de ciclismo de ultra maratona Dani Genovesi. A largada aconteceu, ontem, às 10h no Parque Municipal de Petrópolis e a chegada foi no Km 12,5 da Rodovia BR 495 ? Petrópolis/Teresópolis. Ao todo 25 categorias participaram da etapa petropolitana da Copa.

? O dia foi maravilhoso, essa prova foi uma das mais bonitas que pude assistir. A Copa Rio de Janeiro de Ciclismo agrega muito, já que traz desde os estreantes até os profissionais, agradando todas as tribos do ciclismo. E é isso que faz evoluir o esporte. Estou muito feliz pela homenagem e em poder estar aqui prestigiando esta festa ? contou Dani Genovesi, explicando que a prova também tem como objetivo a educação no trânsito.