SANTOS – Pelé recebeu, na tarde desta quinta-feira, a comenda da Ordem Olímpica das mãos do presidente do COI, Thomas Bach, em Santos. A honraria foi entregue no Museu Pelé e contou ainda com a participação de Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB. O maior jogador de futebol da História fez piada com o fato de o Brasil nunca ter ganhado um ouro olímpico no futebol.
– Naquela época, jogadores profissionais não podiam participar das Olimpíadas. Brinco com os amigos que o Brasil nunca ganhou um titulo olímpico porque eu nunca joguei. Talvez, com essa homenagem, possamos passar energia positiva para que o Brasil consiga o ouro inédito – brincou Pelé.
O Rei também agradeceu mais uma vez a Deus por lhe dar saúde para receber essa honraria. Apoiado em uma bengala, ele ainda anda com dificuldades, mas não perde o bom humor:
– Fiz uma cirurgia há pouco tempo e penso em como Deus foi bom comigo! Joguei futebol 30 anos e só depois que parei Deus me deu esse quadril novo.
Thomas Bach também estava bem-humorado e fez graça com a derrota histórica sofrida pela seleção brasileira por 7 a 1 contra a Alemanha na Copa de 2014.
– Quando o Pelé estava no auge, o Brasil tinha o melhor futebol do mundo. Inclusive ganhava da Alemanha com muita facilidade – brincou Bach. – A beleza e o estilo com que ele jogava deixava todo mundo maravilhado.
O presidente do COI também disse que aceitou com facilidade a sugestão do COB de conferir a comenda a Pelé:
– Toda vez que há uma sugestão, as discussões demoram muito. No caso do Pelé, essa decisão durou muitos, muitos, muitos segundos. Toda vez que ele se manifesta ele reforça os valores olímpicos: excelência, amizade e respeito. A ordem olímpica é a mais alta honraria, que representa o reconhecimento por uma atuação acima de qualquer categoria.