Esportes

Pelé presta homenagem a Ali nas redes sociais

Nem mesmo um rei ficou alheio à morte de Muhammad Ali. Pelé usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao maior ícone da história do boxe e, ao lado de um texto carregado de emoção, publicou a foto do mais simbólico dos encontros entre os dois ídolos: no dia da despedida do Rei do Futebol, que na época jogava pelo Cosmos, em Nova Jersey, o ex-jogador beija o rosto de Ali.
– O universo do esporte sofre uma grande perda. Muhammad Ali era meu amigo, meu ídolo, meu herói. Passamos muitos momentos juntos e sempre mantivemos contatos todos esses anos. A tristeza é enorme. Desejo que ele descanse junto a Deus e amor e força à sua família -, escreveu Pelé.
No dia 1º de outubro de 1977, Pelé fazia sua despedida dos gramados. Ali foi ao estádio homenageá-lo. Relatos da época contam que, dentre tantas manifestações de idolatria e tributos por sua carreira, o momento mais comovente da festa de Pelé foi o choro de Muhammad Ali, que desceu até o campo e, em seguida, foi ao vestiário.
– O mundo todo deve te agradecer, Pelé – disse Ali, segundo publicou a revista Placar naquela semana. Ali prosseguiu. – Você tem uma cabeça e um coração que soube colocar nos pés, a serviço do futebol. Todos os esportistas do mundo, como farão os da minha religião, deveriam curvar-se aos seus pés.
O encontro foi o começo da uma amizade que resistiu à distância, baseada na admiração mútua entre dois ícones do esporte. Ali morreu na madrugada deste sábado, após lutar contra o mal de Parkinson. Horas antes, ele fora internado com problemas respiratórios.