Após empate por 1 a 1, a Polônia conquistou a vaga nas quartas de final da Eurocopa ao vencer a Suíça nos pênaltis, por 5 a 4, em Saint-Ètienne, na França. Agora, a seleção do atacante Lewandowski enfrenta o vencedor do confronto entre Croácia e Portugal, que se enfrentam neste sábado, às 16h.
O jogo estava equilibrado no primeiro tempo, com as duas equipes perdendo várias chances. Mas, aos 38 minutos, a Polônia abriu o placar. Após um contra-ataque pela esquerda, Grosicki se livrou da marcação e tocou para Blaszczykowski, que estava livre na área, marcar.
A partida caiu de ritimo na segunda etapa. A Polônia se fechou e a Suíça passou a pressionar. Aos 28 minutos, Rodríguez cobrou falta no ângulo e obrigou o goleiro Fabianski a fazer uma grande defesa. Aos 33, Shaqiri acertou o travessão. O lamento virou festa logo depois. Aos 36, o atacante aproveitou cruzamento na entrada da área e mandou uma bicicleta, meio voleio. A jogada arriscada deu certo: golaço, que deixou tudo igual.
Na prorrogação, a Suíça teve as melhores chances, mas sem o mesmo ritmo do segundo tempo. Persistiu o empate e a decisão foi para os pênaltis. Os suíços desperdiçaram a segunda cobrança da série com Xhaka. Já a Polônia acertou todas. O meia Krychowiak fechou a conta e fez explodir a festa polonesa nas arquibancadas.