Curitiba – Encerrada com a definição dos últimos campeões em Roncador, nas provas de atletismo modalidade adiada por causa das chuvas -, a fase regional dos Jeps (Jogos Escolares do Paraná) 2016 teve a participação de 47,7 mil pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros e organizadores.
Os alunos-atletas representaram 1.387 escolas públicas e 204 particulares. Divididas em duas etapas, as 32 fases regionais tiveram a participação de 385 municípios.
Para a coordenadora geral dos Jeps, professora Márcia Tomadon, a adesão dos municípios e a grande participação dos estudantes reforçam o valor que os jogos têm para a comunidade estudantil. Ano a ano os Jogos Escolares, que chegam à sua 63ª edição, se consolidam como a principal competição estudantil do Paraná e uma das maiores do País, avalia.
As equipes campeãs regionais disputarão a fase macrorregional entre os dias 15 e 19 deste mês em oito municípios: Quatro Barras, Guarapuava, Santa Izabel do Oeste, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã, Assaí e Assis Chateaubriand, sendo esta última a sede para os alunos-atletas do Oeste.
Na macrorregional, os campeões por modalidade e naipe disputarão duas vagas para as finais. A fase final B (12 a 14 anos) será realizada de 1º a 9 de julho em Apucarana e a final A (15 a 17 anos) será disputada de 12 a 20 de agosto, em sede ainda indefinida.