Esportes

Gold Classic é opção para veteranos

Com boas disputas, a categoria mostrou carros que fizeram sucesso no passado, além de colocar na pista nomes que foram destaques em décadas de ouro do automobilismo

A primeira etapa da Gold Classic reuniu 30 carros no grid do Autódromo Zilmar Beux - Foto:  Vanderley Soares
A primeira etapa da Gold Classic reuniu 30 carros no grid do Autódromo Zilmar Beux - Foto: Vanderley Soares

A Gold Classic realizou a primeira etapa da temporada 2020 no último sábado, no Autódromo Zilmar Beux, Participaram 30 carros, representando os estados do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Com boas disputas, a categoria mostrou carros que fizeram sucesso no passado, além de colocar na pista nomes que foram destaques em décadas de ouro do automobilismo.

A Gold Classic é excelente opção para veteranos se manterem ativos no automobilismo, continuarem no circuito da velocidade, mantendo o círculo de amizades formado ao longo da carreira. É também um resgate histórico, recuperando e mantendo o visual de carros que chegaram a ter torcidas próprias no passado.

Na pista, os paulistas dominaram a prova de Cascavel. O título geral coube à dupla Caio Lacerda/Humberto Guerra Júnior, que venceu as duas provas da competição a bordo do protótipo Aldee-VW 2.0 da equipe HT Guerra.

Criada em Cascavel há dois anos, a Gold Classic tem como marca a apresentação de carros antigos e clássicos de modelos produzidos até 1993.

Os irmãos Rodrigo Melo Pimenta e Dimas Pimenta III, com o GM Opala da equipe Dimep, foram campeões da categoria Premium. Outros dois irmãos paulistas conquistaram títulos, cada qual em sua categoria: Marcelo Kairis faturou a Força Livre com um Corona Dardo, enquanto Leandro Kairis levou o título da Turismo Super, com um Fiat 147. Reinaldo Cangueiro, pilotando o Farus TS da Gulf Canga Team, chegou mais uma vez ao título da GT.

O único título de um piloto paranaense foi assegurado por Hamilton Morsch, da cidade de Palmeira, que venceu a Turismo Light com o GM Chevette da Thiri Racing. Na Gold Speed, o título foi da dupla de pai e filho formada por Moacir e Daniel Fighera, que levaram a melhor no duelo gaúcho com Carlos Guizzo. A segunda das três etapas da Gold Classic 2020 é aguardada para o mês de outubro, em sede ainda não definida.

A Gold Classic é um resgate histórico de carros e marcaram época no automobilismo brasileiro – Foto: Vanderley Soares

Light

A organização da Copa São Paulo Light de Kart anuncia mudanças da competição. A primeira, já comunicada, foi a redução das nove etapas previstas para apenas sete. A segunda, foi a necessidade de mudança no sistema de pontuação. Nesse sentido, na noite de segunda-feira, a Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo) divulgou o adendo 04 ao regulamento do Campeonato explicando esta adequação. As provas de agosto e novembro serão disputadas em sistema de rodada tripla. Porém, as duas primeiras baterias valerão pontos como 4ª e 8ª etapas e as três baterias como um todo valerão pontos como a 5ª e a 9ª etapas. A quarta rodada da Copa São Paulo Light de Kart, válida pela quarta e pela quinta etapa do Campeonato, será disputada no dia 22 deste mês no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos.

Sette Câmara

A região do antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim, Alemanha, vai se tornar nos próximos dias o centro das atenções do automobilismo mundial. Naquele local está montado o circuito onde a Fórmula-E fará as seis corridas que definirão o vencedor do título da temporada 2019/2020 da modalidade. Vindo de uma carreira completamente dedicada aos carros monopostos e, após a obtenção da Super-Licença para competir inclusive na F-1, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara foi convocado pela equipe norte-americana GEOX Dragon para ocupar o seu carro #6 nas provas de encerramento da sexta temporada da F-E.

Indianápolis

Roger Penske mudou de ideia e aceitou realizar as 500 Milhas de Indianápolis sem público. A 104ª edição da prova disputada no próximo dia 23. Os treinos começam na próxima terça-feira.