Esportes

Com moral, Flamengo de Guerrero enfrenta o Corinthians

guerrero.jpg

Sempre será assim quando Guerrero se encontrar com seu ex-time. Autor do gol do título mundial do Corinthians contra o Chelsea, no Japão, em 16 de dezembro de 2012, ele voltará hoje pela segunda vez ao Itaquerão. Na primeira, no ano passado, foi vaiado. A partida começará às 16h.

Se tem sido criticado ao longo do ano, com um desempenho aquém do esperado especialmente em clássicos, a volta ao Brasil após a Copa América mostrou um Guerrero em melhor fase. Em seu primeiro jogo, praticamente sem ter treinador com o técnico interino Zé Ricardo, ele marcou um gol contra o Fluminense e fez boa partida.

Na vitória sobre o Internacional, em Cariacica, o camisa 9 voltou a jogar bem. Foi dele o passe de cabeça para o gol de Ederson, após vencer uma disputa contra o zagueiro rival. Sem Yago, lesionado, e Felipe, recém negociado, ele terá na sua frente uma zaga pouco experimentada com Balbuena e Vilson ou Pedro Henrique. Por outro lado, o Corinthians tem a defesa menos vazadas da competição: foram apenas 10 gols sofridos (o Flamengo teve 11).

A partida pode servir também para efetivar Zé Ricardo no comando, embora, oficialmente, a diretoria rubro-negro adote o discurso de que o treinador não é permanente, mas que também não é interino. Na prática, é uma forma do clube se proteger. Caso o efetive, o que implica num aumento salarial, o regresso para uma posição de auxiliar ? o que não é descartado ? ficaria mais complicada.

AVAL DE RÉVER

Para o zagueiro Réver, que tem o status de titular absoluto de Zé Ricardo, o que deve ser mantido mesmo com a contratação de Donatti, o treinador de 53 anos é uma das revelações do futebol brasileiro.

? O desempenho do Zé (Ricardo) vem sendo favorável. O futebol brasileiro está passando por uma reformulação, e ele mostra capacidade de estar à frente. Se isso se concretizar, ficaremos felizes. Ele é uma pessoa de caráter, o que no futebol é para poucos. Se for ele (o treinador), vamos dar o suporte. Já tem experiência por trabalhar num clube como o Flamengo, mesmo o sendo na base ? disse.

CORINTHIANS X FLAMENGO

Corinthians: Cássio (Walter), Fagner, Balbuena, Vilson (Pedro Henrique) e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho, Romero, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel; Luciano.

Flamengo: Alex Muralha, Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick e Ederson; Marcelo Cirino e Guerrero.

Juiz: Héber Roberto Lopes (Fifa-SP).

Local: Itaquerão.

Horário: 16h.

Transmissão: Rede Globo e Premiere.