Esportes

Celeiro de talentos: Cascavel leva o Oeste para o mundo

O Cascavel Futsal venceu a Libertadores da América de forma inédita

Celeiro de talentos: Cascavel leva o Oeste para o mundo

O esporte cascavelense se tornou referência no cenário nacional e internacional ao longo dos últimos anos. Entre algumas das principais modalidades estão o futsal masculino e feminino, canoagem, natação, atletismo e tiro esportivo, entre outros.

Nas quadras, o Cascavel Futsal tem levado o Oeste do Paraná para o topo da categoria. Fundada em 1991, a “Serpente Tricolor”, como é conhecida, vem conquistando troféus ano após ano. O time é o maior campeão paranaense com sete títulos. Em 2021, a equipe sagrou-se campeã da Liga Nacional, principal competição entre clubes do país.

A mais recente conquista da Serpente Tricolor foi a Copa Libertadores da América de Futsal 2022, disputada entre 24 de setembro e 2 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. O Cascavel venceu os seis jogos que disputou e voltou para casa com o título inédito. “A cidade respira futsal. A gente já vem construindo esse protagonismo há seis anos e conseguimos mudar o patamar do Cascavel Futsal. Hoje, somos vistos no cenário mundial e faremos de tudo para se manter no topo”, disse o presidente do clube, Jefferson Zini.

Um dos atletas que enxergou o potencial de crescimento da Serpente e decidiu vir para o Oeste nesta temporada é o ala Kevin Farias, de 32 anos. O jogador já vestiu a camisa da Seleção Brasileira e conquistou vários títulos nacionais e internacionais, quando defendeu as equipes de Carlos Barbosa-RS e Sorocaba-SP. “O Cascavel subiu de patamar quando conquistou a Liga Nacional. O time que já era o maior do Paraná, agora é campeão da América”, disse o experiente jogador.

Com o título continental, o Cascavel garantiu vaga no Mundial de Clubes, com data e local ainda a serem definidos pela FIFA. A Serpente Tricolor ainda está disputando a fase eliminatória da Liga Nacional e está com a classificação encaminhada para o “mata-mata” da Série Ouro do Campeonato Paranaense.

‘MENINA DOS OLHOS’

Com apenas três anos de existência, o Stein Cascavel Futsal Feminino é um projeto que já alcançou o sucesso e se tornou a “Menina dos Olhos” do salonismo paranaense. Assim como o time masculino, as meninas já conquistaram títulos estaduais, nacionais e internacionais.

Neste início de trajetória na modalidade, o Stein já colocou na prateleira os títulos de Campeão Paranaense, da Copa do Brasil, da Taça Brasil e da Copa Mundo do Futsal, estes dois últimos conquistados em 2022.

Nesta temporada, a equipe novamente chegou na final da Copa do Brasil, em uma reedição da final do ano passado contra a equipe de Taboão da Serra-SP. O time ainda está na disputa da Liga Feminina de Futsal e da Série Ouro do Campeonato Paranaense.

OUTROS ESPORTES

Na canoagem, Ana Paula Vergutz, atleta do CRC (Clube de Regatas Cascavel), conquistou no mês de agosto a medalha de bronze na categoria K1-1000m do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade, disputado no Canadá.

Na natação, a paratleta cascavelense Bianca Pereira Gonaçalves, de 15 anos, faturou duas medalhas de ouro durante competições dos Jogos Escolares do Paraná, disputado no mês de julho em Campo Mourão.

Já na modalidade Tiro Esportivo, os cascavelenses Moacir e Rafael Azevedo, pai e filho, fizeram bonito no Pan Americano de tiro prático, que ocorreu no mês de setembro na Flórida, nos Estados Unidos. Moacir ficou em primeiro lugar e Rafael na segunda colocação, ambos na categoria “revólver sênior”.

A cidade de Cascavel também foi sede do Campeonato Sul-Americano Sub-23 de Atletismo, que aconteceu neste mês de outubro, no CNTA (Centro Nacional de Treinamento em Atletismo), evento que reuniu mais de 270 atletas de 11 países. (Da Redação – Paulo Eduardo)

Foto: Celso Dias