Esportes

Brasil pode ter três novidades contra o Peru pela Copa América

Só uma tragédia esportiva é capaz de tirar a seleção brasileira da Copa América. Neste domingo, o time de Dunga entra em campo às 21h30m, em Boston, contra o Peru, sabendo do resultado que precisa para terminar na liderança do Grupo B. As seleções brasileira e peruana têm quatro pontos cada uma. O Equador, com dois pontos, enfrenta o Haiti, lanterninha com duas derrotas, mais cedo, às 19h30m. Se os equatorianos venceram por menos de seis gols de diferença, bastará ao time brasileiro empatar.

São três as dúvidas na escalação titular brasileiras — dúvidas só para a torcida, já que Dunga tem decisão tomada. Há mistério na defesa, onde ele terá a volta de Miranda e poderá escalar Marquinhos ou Gil; no meio-campo, em que Casemiro, suspenso, pode ser substituído por Walace, mais amarrado à marcação, ou Lucas Limas, com mais liberdade para criar; e no ataque, em que pode testar Gabriel desde o início, no lugar de Jonas. A escolha só será conhecida momentos antes do jogo.

— Na minha cabeça já está a decisão. Agora, vou colocar no campo para ver se meus olhos vão enxergar aquilo que minha cabeça estava pensando — disse ontem o treinador.

INVENCIBILIDADE DESDE 1985

O Peru não vence a seleção brasileira desde 28 de abril de 1985, em um amistoso disputado em Brasília. Desde então, foram 16 partidas sem derrotas do Brasil. Apesar de ser o rival de hoje, alguns brasileiros foram ao treinamento da seleção adversária ontem. E não foi para vaiar. Eram torcedores rubro-negros que fizeram festa com Paolo Guerrero.

Apesar do imenso favoritismo da seleção brasileira, o lateral-esquerdo Filipe Luís evitou o excesso de otimismo.

— A eliminação do Uruguai serve de alerta. É uma competição complicada, todo mundo quer ganhar e hoje não tem mais jogo fácil.

No sábado, em campo da Universidade Harvard, em Cambridge, a seleção brasileira treinou sem Casemiro e outros três jogadores, Daniel Alves, Elias e Renato Augusto, que fizeram apenas uma atividade física. Por divergências com a universidade, os jogadores brasileiros não puderam utilizar os vestiários. Eles calçaram as chuteiras na parte traseira de um caminhão e só puderam tomar banho na volta ao hotel.

REGULAMENTO IMPEDE CRÍTICA

Durante a coletiva de imprensa, Dunga foi questionado sobre o tema, mas deixou claro que só não faria críticas a organização do torneio por conta do regulamento, que prevê multas. As contestações dos participantes devem ser encaminhados ao comitê organizador da Copa América.

— Mandamos uma equipe da CBF para cá antes da competição, para controlar tudo que fosse possível. Quando chegamos, tivemos surpresas. Não adianta lamentar ou achar desculpas, temos que achar soluções. Mais do que isso eu não posso falar, porque está no regulamento — disse.

FICHA DO JOGO: BRASIL X PERU

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos (Gil), Miranda e Filipe Luís; Walace (Lucas Lima), Elias, Renato Augusto, Willian e Phillipe Coutinho; Jonas (Gabriel).

Peru: Gallese, Revoredo, Ramos, Alberto Rodríguez e Trauco; Tapia, Óscar Vilchez, Hohberg e Cueva; Édison Flores e Guerrero.

Juiz: Andrés Cunha (URU).

Local: Foxborough, nos Estados Unidos.

Horário: 21h30m (de Brasília).

Transmissão: Rede Globo.