Esportes

Atuação de árbitro brasileiro na final da Copa América vira piada na web

A participação do Brasil na final da Copa América Centenário tornou-se um misto de críticas e piadas para torcedores nas redes sociais – assim como a campanha da seleção de Dunga na competição, diga-se de passagem. O árbitro paranaense Héber Roberto Lopes, escolhido para apitar a decisão entre Argentina e Chile, chamou atenção pelo excesso de cartões e pelas caras e bocas.

Nas 26 partidas que havia apitado nesta temporada, o árbitro brasileiro distribuiu 13 cartões vermelhos, média de um a cada dois jogos. No primeiro tempo de Argentina x Chile saíram duas expulsões, para Díaz e Rojo. A atuação chamativa fez com que Héber fosse chamado de “homem do jogo” por alguns internautas. Outros compararam o árbitro brasileiro a um ator de cinema: o americano Bruce Willis

Performático, Héber conversou com expressão risonha com o atacante chileno Alexis Sanchez e o treinador argentino Tata Martino, que foram procurá-lo para reclamar ao fim do primeiro tempo. A aparente tranquilidade contrastava com momentos explosivos, como na expulsão do argentino Rojo, quando Héber parece mostrar o cartão vermelho para um grupo de jogadores chilenos.

Houve ainda quem resgatasse uma encarada de Héber no atacante Carlos Tévez, do Boca Jrs., durante uma partida pela Libertadores deste ano, para justificar que o brasileiro não costuma aliviar quando encontrar jogadores argentinos.