Esportes

Além das quatro linhas: Projeto social da Serpente usa o esporte para formar cidadãos

Além das quatro linhas: Projeto social da Serpente usa o esporte para formar cidadãos

Cascavel – O Futebol Clube Cascavel, carinhosamente chamada de “Serpente” pela sua torcida, tem mostrado que o esporte vai muito além das quatro linhas do gramado. Fora dos campos, o clube também investe em projetos sociais, como o Fábrica Cascavelense de Cidadãos/Atletas de Jesus, presente em cinco bairros da cidade. E as lições sobre cidadania começam com atitudes simples, mas fundamentais. O coordenador do projeto, Juarez Assmann, disse que a equipe não mede esforços para fazer com que as crianças participem do Atletas de Jesus. “Às vezes o garoto não tem um calçado para jogar e nós providenciamos. Não é por causa de um par de tênis que a criança vai deixar de fazer parte do projeto social”, afirmou.

O projeto funciona da seguinte forma: crianças de 7 a 15 anos participam de aulas gratuitas de futebol no contraturno escolar, ou seja, priorizando a participação de todos sem prejudicar a frenquência na escola. Os treinos acontecem duas vezes por semana em cada núcleo. O jovem atleta que entra no projeto recebe um kit que contém uma Bíblia e o uniforme para as aulas.

Perto da sociedade

Para o presidente do FC Cascavel, Valdinei Silva, é fundamental acompanhar o desenvolvimento das crianças e colaborar na formação do cidadão. “Nós temos o projeto Atleta de Jesus, espalhado por alguns bairros da cidade, que atende cerca de 1,2 mil crianças. A gente entende que a forma de aproximar ainda mais o clube da cidade é ter ações sociais”, comentou.

As crianças que fazem parte do projeto aprendem as regras do jogo, disciplina, educação e respeito com o próximo. Elas também são contempladas com outras atividades, como artes marciais e escola de música. “Além disso, somos parceiros do Instituto Impulso, que foi criado e é gerido por conselheiros do Cascavel. Nós temos 16 crianças, dos bairros mais carentes da cidade, estudando em colégio particular com todos os custos arcados pelo instituto, que é apoiado pelo FC Cascavel”, explicou Valdinei.

Todas as crianças que participam do Atletas de Jesus têm acesso livre aos jogos do FC Cascavel no Estádio Olímpico. Valdinei contou que o próximo objetivo é implantar o projeto em outras cinco cidades da região. A diretoria está firmando acordo com Ouro Verde do Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Corbélia, Vera Cruz do Oeste e Catanduvas.

Para um futuro próximo, o presidente da Serpente disse que a intenção é ampliar ainda mais o projeto. “Nós queremos ter até 2024 ou 2025 pelo menos uma escolinha do FC Cascavel, do projeto Atletas de Jesus, em cada município das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”, afirmou.

Para se inscrever no projeto em qualquer um dos cinco núcleos de Cascavel, basta enviar uma mensagem no WhatsApp (45) 98810-7385, das 09h às 17h. O atleta receberá orientações sobre os documentos necessários para a inscrição e na sequência já pode frequentar as aulas.

PRIMAVERA AURINEGRA

No início do mês o FC Cascavel, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), realizou a primeira edição do evento “Primavera Aurinegra”. Centenas de crianças do projeto Fábrica Cascavelense de Cidadãos/Atletas de Jesus foram até a “casa” do time profissional da Serpente.

A garotada passou a tarde toda se divertindo com campeonatos internos, disputas de pênalti contra o preparador de goleiros Giba, atividades de recreação e lanche. Para muitas crianças do projeto social, esta foi a primeira vez em que estiveram dentro do CT do clube. Na visão de Valdinei Silva, antes de formar futuros craques, é fundamental que esses jovens aprendam a ser cidadãos. “O que oferecemos aos nossos alunos é uma possibilidade de futuro longe das drogas e das ruas”, destacou.

“Piás no Ninho” se destacam

Além do projeto social, o FC Cascavel também investe nos garotos que fazem parte das categorias de base da Serpente Aurinegra. O clube conta com um Centro de Treinamento específico para os garotos da base. Lá, os meninos têm à disposição estrutura com alojamento, alimentação, profissionais de diversos setores, como fisioterapeuta, massagista, e uma comissão técnica que avalia a condição de cada atleta.

Após dois anos de atividades paralisadas, por conta da pandemia de Covid-19, os “Piás do Ninho” voltaram aos gramados. Nesta temporada, as equipes sub-15 e sub-17 participaram do Campeonato Paranaense e também disputaram amistosos e torneios na região.

Dois deles chamaram a atenção da diretoria do clube e ambos deverão fazer parte do time profissional em 2023. “Tivemos uma grata surpresa este ano com dois jovens que se destacaram. O volante Pedrinho e o atacante Juninho serão incorporados na equipe principal na próxima temporada”, comemorou o presidente Valdinei Silva.

Foto: Arquivo/Assessoria

+++

Elenco da Serpente começa a ser “moldado” para 2023

A temporada 2022 foi de muita luta e aprendizado para o FC Cascavel dentro dos gramados. O time chegou mais uma vez nas quartas de final do Paranaense, mas não passou; caiu na segunda fase da Copa do Brasil e parou no primeiro mata-mata da Série D do Brasileirão. Com as quedas nas duas primeiras competições, os torcedores começaram a frequentar menos as arquibancadas do Estádio Olímpico Regional durante a Série D. Para 2023, o clube quer reconquistar a presença dos torcedores nos jogos.

Para isso, a diretoria renovou o contrato de alguns jogadores que se destacaram na temporada, como o lateral Mikael Doka e o zagueiro Jacy, confirmou a permanência do goleiro André Luiz e do zagueiro Willian Gomes, e também anunciou alguns nomes. Chegaram o zagueiro Ferreira, os laterais Ferrugem e Cesar Morais, e o meia-atacante Wagner Gomes.

Em entrevista ao O Paraná, o presidente Valdinei Silva também confirmou a chegada do meia Adenílson. O atleta defendeu a camisa da Serpente em 2020 e foi um dos destaques naquele ano, com gols e assistências. “É um jogador de qualidade, que estava no mundo árabe e vai nos ajudar bastante. Também estamos trazendo um atacante de beirada, o Léo, que está vindo do Sport Recife”, contou em primeira mão à nossa reportagem.

Os atacantes Lucas Coelho, Batatinha, Pelezinho e Tiarinha estão se recuperando de lesão. “O nosso ataque, de uma maneira geral, era eficiente. O problema é quem não tivemos continuidade em razão das lesões. Acredito que com esses jogadores recuperados teremos muita força no setor ofensivo. Temos que continuar remando, insistindo, melhorando. O resultado vai ter que vir e espero que seja em 2023”, finalizou Valdinei.