Educação

Profissionais de Enfermagem têm opções de cursos de pós

Especializações em Enfermagem Dermatológica e Práticas Integrativas se preparam para começar; inscreva-se

Profissionais de Enfermagem têm opções de cursos de pós

Em 2021, a Universidade Paranaense – Unipar oferece três cursos de pós-graduação para enfermeiros na Unidade de Cascavel: Enfermagem Dermatológica, Enfermagem nas Urgências e Emergências e Práticas Integrativas e Complementares.

A primeira proposta habilita o profissional para assistir com competência técnica e humana específicas e adequadas ao cuidado holístico e autônomo da pessoa com lesões cutâneas. A segunda visa reconhecer situações de emergência, identificar causas comuns de infecção e como controlá-las. E a terceira possibilita a melhoria da prática clínica e da qualidade das terapêuticas prestadas.

Os cursos estão previstos para ter início em abril, em regime quinzenal, às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 13h30. As inscrições podem ser feitas no site www.unipar.br.

Mais informações sobre investimentos, descontos e corpo docente podem ser obtidas na página da internet ou pelo telefone (45) 3321-1300.

 

Enfermagem Dermatológica

 

Aulas falam de nutrição, psicologia, farmacologia, lesões de pele em crianças, adultos e idosos, anatomia, processos de cicatrização, prática clínica, princípios farmacológicos e mais. Especificamente, o objetivo é desenvolver o ensino na área de dermatologia – prevenção e tratamento de feridas de origens física, química, metabólica, operatória/cirúrgicas, radiológica e por acidentes. A ideia é capacitar para o planejamento, organização de serviços e atuação multidisciplinar, contribuindo para a tomada de decisão dos enfermeiros e na indicação de terapêuticas adequadas, seja para pacientes internados, em atendimento ambulatorial ou domiciliar. E, ainda, traz recursos para a relação com a família, equipes de enfermagem e interdisciplinar.

 

 

 

Enfermagem nas Urgências e Emergências

 

São temas desse curso: assistência em politrauma, distúrbios neurológicos, psiquiátricos e respiratórios, áreas de neonatal e obstetrícia, parada cardiopulmonar, manobras de reanimação e procedimentos invasivos durante a reanimação (desfibrilação, punção e infusão venosa de soluções e drogas). A ideia do curso é qualificar os profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência para executar ações técnico-administrativas, preventivas e assistenciais. O foco está nos princípios éticos e humanizados, na gestão e na atenção desses serviços, ofertando uma melhor qualidade assistencial aos pacientes e seus familiares, numa concepção interdisciplinar no âmbito pré-hospitalar e hospitalar.

 

 

 

Práticas Integrativas e Complementares

 

Profissionais da área da saúde têm um novo campo de atuação reconhecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde): as práticas integrativas e complementares. Com essa adesão, cresce exponencialmente o número de profissionais que poderão incluir as técnicas nos protocolos de tratamento.

A especialização foi planejada com o intuito de proporcionar conhecimentos que contribuam para a tomada de decisão dos profissionais que fundamentam a sua prática na prevenção e na indicação de terapêuticas adequadas. Outra premissa é a capacitação para planejar, organizar serviços e atuação multidisciplinar na área das PICS. Nesse sentido, as aulas trazem conhecimentos sobre aromaterapia, auriculoterapia, cromoterapia, cuidados paliativos, medicina ayurveda, musicoterapia, reflexologia, reiki, ventosaterapia e mais.